Opinião

Educar na era da inteligência artificial

Publicado em

Opinião

Por Márcia Amorim Pedr’Ângelo

Estamos diante de uma geração que acessa respostas instantâneas antes mesmo de aprender a formular perguntas profundas. A inteligência artificial entrou na rotina de adolescentes e crianças com naturalidade, oferecendo atalhos para o conhecimento. Mas, se não houver cuidado, corremos o risco de formar jovens que sabem encontrar informações, mas não sabem pensar sobre elas.

Como educadora, percebo que a IA pode ampliar o acesso ao conhecimento e despertar a curiosidade dos estudantes. É um recurso valioso, sobretudo para quem aprende em ritmos diferentes. Mas a informação sozinha não se transforma em conhecimento sólido. O desafio é ajudar nossos jovens a interpretar o que recebem e a construir um pensamento crítico.

Por isso, acredito que precisamos voltar alguns passos dentro das práticas escolares. Resgatar a importância da explanação oral, da escrita detalhada e da argumentação construída com calma. Esses processos não são perda de tempo; ao contrário, são formas de sedimentar o conhecimento e formar mentes capazes de interpretar, questionar e criar.

Ao mesmo tempo, é necessário cuidado com o uso exagerado da tecnologia. A sedução do imediato pode levar ao esvaziamento das relações humanas e da capacidade de concentração. A educação do século XXI não pode ser ingênua: não basta oferecer ferramentas, é preciso ensinar a usá-las com consciência.

No convívio com famílias e escolas, percebo uma dor comum: como controlar e administrar esse uso? A resposta não está na proibição, que gera uma falsa sensação de proteção, como se fosse possível colocar adolescentes numa bolha. A verdadeira resposta está no equilíbrio.

Equilíbrio significa presença. Significa que o adulto, seja pai, mãe ou educador, precisa acompanhar, mediar e estabelecer limites. Mais do que isso, precisa oferecer experiências que transcendam a tela: incentivar esportes, promover clubes de leitura, cultivar momentos de convívio e contato com a natureza. A gestão desse tempo deve buscar qualidade, não apenas conforto.

É essa presença ativa que prepara os jovens para a vida real. Quando o adulto orienta, mas também abre espaço para escolhas, ensina os adolescentes a organizar o tempo e a lidar com frustrações. Nosso papel é instrumentalizá-los para que aprendam a usar a inteligência artificial de forma correta, crítica e criativa.

Acredito que educar na era da IA é abrir caminhos para que cada criança e adolescente construa um percurso autoral. Não basta consumir respostas prontas: é preciso desenvolver a capacidade de formular perguntas, de sustentar argumentos, de criar soluções. Esse é o diferencial que nenhuma máquina poderá substituir.

Márcia Amorim Pedr’Ângelo é pedagoga, fundadora das escolas Toque de Mãe e Unicus, e coordenadora da Unesco para a Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Opinião

ELIÇÕES NO BRASIL QUARENTA ANOS DEPOIS O PÊNDULO POLÍTICO MUDOU DE LADO

Publicados

em

Há eleições que simplesmente escolhem governantes e parlamentares. Outras encerram ciclos, reorganizam forças e revelam mudanças profundas na sociedade. O Brasil viveu uma dessas eleições em 1986. Quarenta anos depois, em 2026, parece viver um movimento de direção inversa.

Em 1986, o país ainda respirava os primeiros ares da redemocratização depois de 21 anos de regime militar, iniciado em 1964. A eleição ocorreu sob o impacto da Nova República, das Diretas Já, da eleição de Tancredo Neves e também da enorme popularidade inicial do Plano Cruzado. O resultado foi avassalador: o PMDB conquistou 22 dos 23 governos estaduais e elegeu 260 dos 487 deputados federais e sozinho, 53% da Câmara. Na eleição para o Senado, conquistou 38 das 49 vagas então disputadas.

Do outro lado estava principalmente o sistema partidário que carregava parte da herança política do regime anterior. O PDS, sucessor da Arena, que sustentara politicamente os governos militares, sofreu uma derrota histórica: ficou com apenas 33 deputados federais, dois senadores eleitos e nenhum governador. O PFL, nascido de uma dissidência do próprio PDS e aliado do governo Sarney, porém, conquistou 118 deputados. Isso demonstra que 1986 não representou simplesmente uma vitória da “esquerda”, mas uma gigantesca reorganização do poder em favor das forças da redemocratização.

O próprio PMDB reunia correntes progressistas, moderadas e conservadoras. Tanto que, durante a Assembleia Constituinte, uma parcela importante de seus parlamentares participou do chamado Centrão. Ainda assim, naquele momento histórico, conceitos como democracia, direitos sociais, participação popular, ampliação das liberdades e construção de uma nova ordem constitucional ocupavam o centro da agenda nacional. O Congresso eleito em 1986 produziria a Constituição de 1988.

Quarenta anos depois, o pêndulo mudou de direção.
As eleições de 2026 apresentam uma fotografia quase inversa na correlação de forças. O PL elegeu 121 dos 513 deputados federais, ampliando sua bancada em 24 cadeiras e tornando-se, com enorme vantagem, o maior partido da Câmara. A federação PT-PCdoB-PV ficou com 82 deputados.
No Senado, a mudança é ainda mais impressionante. Das 54 cadeiras disputadas, o PL conquistou 19. Considerados também os parlamentares com mandato até 2030 e as alterações decorrentes das eleições estaduais, a legenda deverá iniciar 2027 com 28 dos 81 senadores, contra nove do PT e oito do MDB. Será a maior bancada partidária no início de uma legislatura do Senado desde a Constituição de 1988.

O simbolismo histórico é extraordinário. Em 1986, o PMDB conquistou 38 das 49 cadeiras senatoriais em disputa; em 2026, o PL conseguiu 19 das 54. São magnitudes diferentes, mas os dois resultados expressam momentos de forte reorganização do sistema político. Em 1986, o partido identificado com a redemocratização ocupava o centro do poder. Em 2026, uma força política de identidade predominantemente conservadora assume a maior bancada das duas Casas do Congresso.

Há, portanto, uma interessante simetria histórica. 1986 foi uma eleição marcada pelo desejo de afastamento da ordem política construída durante o regime militar; 2026 revela o fortalecimento de forças conservadoras depois de quatro décadas nas quais direitos sociais, Constituição de 1988 e agendas progressistas tiveram enorme presença no debate político brasileiro.

Isso não significa que o Brasil tenha permanecido progressista durante quarenta anos, tampouco que tenha se tornado integralmente conservador agora. A história política brasileira nunca foi tão linear. Houve governos de centro, centro-direita, centro-esquerda e coalizões extremamente heterogêneas. O próprio segundo turno presidencial de 2026 ainda será disputado, demonstrando que a sociedade permanece profundamente dividida.
Mas o Congresso que saiu das urnas oferece um dado impossível de ignorar: o conservadorismo deixou de ser apenas uma força de resistência às mudanças e passou a ocupar uma posição central na organização institucional do poder.

Em 1986, o eleitor brasileiro ajudou a enterrar eleitoralmente boa parte da estrutura partidária herdada do regime militar. Em 2026, quarenta anos depois, o eleitorado promove outra mudança de eixo.
A história raramente se repete da mesma maneira. Ela trabalha por movimentos, contradições e reações. O pêndulo que em 1986 se deslocou em direção à redemocratização e à expansão dos direitos agora se movimenta em direção ao conservadorismo.
Quarenta anos depois, não estamos assistindo à repetição de 1986. Estamos assistindo, em muitos aspectos, ao seu movimento inverso.

* João Edisom de Souza – Analista político e professor universitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA