Sorriso
Sorriso institui sua Política de Governança Pública
Sorriso
Sob gestão da CGM, Município avança no estabelecimento de um programa de gestão compartilhada
No ano em que celebra seus 40 anos de emancipação político-administrativa, Sorriso mostra que a maturidade também integra a gestão pública. Por meio do decreto n.º 1.554, de 8 de junho (segunda-feira), o Município institui seu Conselho de Governança (CG) e definiu sua Política de Governança Pública.
Parece complexo? Pois é bem pelo contrário. “A governança pública não vem para trazer mais uma camada de burocracia ao processo administrativo, e sim para organizar decisões, diminuir riscos, fortalecer a integridade, qualificar a atuação dos gestores e, com isso, trazer melhores resultados à população”, explica o controlador-geral do Municipal, Laércio Garcia.
De forma bem simples, instituir um programa de governança é como organizar a casa. Com cada coisa em seu lugar e a divisão de tarefas, fica mais fácil fazer a limpeza, montar a lista as compras e instituir uma rotina de manutenção da limpeza.
Com a definição da Política de Governança de Sorriso, a meta é reduzir improvisos, qualificar decisões, e, consequentemente, tornar as decisões mais “certeiras” e com maior segurança jurídica, fortalecendo assim o desenvolvimento urbano, rural, econômico e social do Município.
“É uma ferramenta que vai atuar de maneira preventiva, estruturante, colaborativa e orientada à melhoria da gestão”, lista o controlador, complementando que, desta forma, serão reduzidos mecanismos de punição ou controle repressivo.
“Sem dúvida, um avanço significativo e muito bem-vindo, à medida que amplia o diálogo na tomada de decisões, traz mais segurança a este processo e permite uma gestão partilhada, focada em resultados, fortalecendo a instituição e credenciando Sorriso a continuar crescendo com sustentabilidade”, celebra o prefeito Alei Fernandes.
Como deve funcionar?
A Controladoria Geral do Município (CGM) será responsável por auxiliar o Conselho de Governança, formado pelo prefeito, vice-prefeito e pelos representantes diretos das secretarias de Planejamento (Seplan); Administração (Semad); Fazenda (Semfaz); Governo (Semgov); Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (Semdet); e da Procuradoria Geral do Município (PGM); além, é claro, da CGM.
Apresentação oficial
No dia 23 de junho, a Prefeitura formalizará a apresentação de seu Programa de Governança Pública em um evento no Auditório Farroupilha – do Centro de Eventos Ari José Riedi. A partir das 18h, todo o programa será detalhado a uma plateia composta por representantes da alta gestão da Prefeitura, vereadores, e representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Sorriso
Sorriso Hornets/ASV apresenta elenco que disputará Superliga C em casa
As atletas serão apresentadas para a imprensa e patrocinadores neste sábado (27), na Churrascaria Costelão
Pelo segundo ano consecutivo, Sorriso será sede da fase Centro-Oeste da Superliga C de Voleibol Feminino, uma das principais competições nacionais de acesso promovidas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Antes da estreia em casa, a equipe Sorriso Hornets/ASV fará a apresentação oficial do elenco neste sábado, 27 de junho, às 20h, na Churrascaria Costelão, localizada na Avenida Tancredo Neves.
O evento reunirá atletas, comissão técnica, representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, autoridades, além de convidados e imprensa, que terão a oportunidade de conhecer de perto o grupo que defenderá Sorriso na competição.
Durante a solenidade serão apresentadas as jogadoras que já integram a equipe e as atletas contratadas para reforçar o elenco na disputa da Superliga C. O grupo é comandado pelo técnico Clodoaldo Alves, conhecido como Beto, e iniciou a preparação há cerca de um mês. Com a chegada das novas atletas, a equipe intensifica os treinamentos para os últimos dias de preparação até o início da competição.
A fase Centro-Oeste da Superliga C será disputada entre os dias 5 e 9 de agosto, na Arena Sorriso, reunindo equipes da região em busca de uma vaga na fase nacional. A equipe campeã garante classificação para enfrentar os vencedores das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, com sonho de acessar a Superliga B, porta de entrada para a principal divisão do voleibol brasileiro.
Em 2025, Sorriso entrou para a história ao se tornar a primeira cidade de Mato Grosso a sediar uma etapa da Superliga C de Voleibol Feminino. Na ocasião, o Sorriso Hornets conquistou o vice-campeonato após uma campanha de destaque, mas acabou superado pela equipe Ascade, do Distrito Federal.
Além de incentivar o esporte de alto rendimento, a competição movimenta a economia local e promove o turismo esportivo.
A equipe sorrisense conta com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Associação Sorriso de Voleibol (ASV) e demais patrocinadores.
-
Política1 dia atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Polícia Federal3 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Entretenimento7 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
