Sorriso
Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde
Sorriso
Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.
Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.
“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.
A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.
Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.
No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.
Conferencia estadual e nacional
Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.
Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.
Sorriso
GAFFFF coloca Sorriso no cenário dos grandes eventos do agronegócio do Brasil
Com expectativa de receber visitantes de diversas regiões do Brasil e de fora dele, festival movimenta diversos setores da economia
Faltando poucas semanas para o início do GAFFFF Sorriso 2026, o município já começa a sentir os reflexos positivos da realização de um dos maiores eventos voltados ao agronegócio do país. Marcado para acontecer entre os dias 23 e 26 de julho, no Parque Tecnológico Luiz Giroletti, o festival possui uma robusta programação de palestras, rodeio internacional e grandes shows nacionais.
A expectativa da organização é reunir produtores rurais, empresários, investidores, profissionais do agronegócio e visitantes de diferentes estados brasileiros, movimentando uma ampla cadeia econômica. Hotelaria, restaurantes, transporte, comércio, postos de combustíveis, supermercados e diversos prestadores de serviços devem ser beneficiados com o aumento da circulação de pessoas durante os quatro dias de evento.
Além do entretenimento, o GAFFFF é uma plataforma de geração de negócios, networking e conhecimento, conectando o potencial produtivo de Mato Grosso às principais tendências do agronegócio mundial.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Hilton Polesello, sediar um evento dessa dimensão amplia ainda mais a visibilidade de Sorriso no cenário mundial. “Sorriso é a Capital Nacional do Agronegócio e está localizada em uma posição estratégica, no centro de Mato Grosso. Essa localização facilita o acesso de visitantes de todas as regiões do Estado, do Brasil e do exterior. O GAFFFF vai fortalecer nossa economia, promover o turismo de negócios e mostrar que o município está preparado para receber grandes eventos”, disse Polesello.
Além das rodadas de conteúdo técnico, o público acompanhará a etapa oficial da Professional Bull Riders (PBR), válida para o campeonato internacional, e os shows de Natanzinho Lima (23/07), Wesley Safadão (24/07), Murilo Huff (25/07) e Luan Santana (26/07).
-
Política7 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Polícia Federal7 dias atrásRepresentantes de movimentos populares pedem aprovação de regras sobre autogestão habitacional
-
Política7 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
