Cuiabá
Programa Piano Gente encerra 3º ciclo em Cuiabá com balé, saxofone e piano
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá encerra nesta segunda-feira (15) o terceiro ciclo de apresentações do programa Piano Gente. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que leva às creches e escolas das zonas urbana e rural apresentações de balé, saxofone e piano.
A ideia é proporcionar momentos de arte, cultura e lazer aos estudantes das séries iniciais e do ensino fundamental. No total, 76 unidades de ensino, ao longo de 2025, receberam a equipe do Programa Piano Gente, contemplando instituições das áreas urbana e rural.
Nesta segunda-feira (15), a apresentação ocorrerá às 9h na Escola José do Carmo Cabral, localizada no bairro Osmar Cabral. Às 15h, a última exibição do espetáculo acontecerá no Cinturão Verde, zona rural localizada nas proximidades do bairro Pedra 90.
A apresentação cultural tem duração média de uma hora e é conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa Piano Gente, pelo saxofonista Juscimar Vida, pelo pianista Arthur Scharneski e pela bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos Flor Ribeirinha e Flauta Mágica.
Música, cultura, arte e inclusão
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto Piano Gente contribui para a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.
“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte, que envolve emoção e imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do Piano Gente surgiu ainda na infância, nos momentos em que tocava piano com o pai, que também tinha a identidade de Dário Scherner.
Ele destaca que o objetivo do projeto é garantir acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a interação social.
“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. O Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades.”
Sugestão de pauta
Data: segunda-feira, 15 de dezembro
Horário e local: 9h na Escola Municipal José do Carmo Cabral, bairro Osmar Cabral
Horário e Local: 15h no Cinturão Verde, zona rural próxima ao bairro Pedra 90
Pauta: Encerramento do Programa Piano Gente
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Entretenimento6 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
