Cuiabá

Prefeitura e TJMT reúnem mais de 1,5 mil pessoas em capacitação sobre autismo em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, e o prefeito Abilio Brunini participaram, na manhã desta quinta-feira (16), da abertura do segundo dia de palestras do “TJMT Inclusivo: Autismo e Direitos das Pessoas com Deficiência”, evento que já alcançou mais de 1,5 mil pessoas na Capital. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), com foco na capacitação e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão.

Realizado na Igreja Lagoinha, o encontro reuniu majoritariamente cuidadoras de alunos com deficiência (CADs) da rede municipal, além de diretores escolares, profissionais da educação das redes estadual e privada, e representantes de diversas áreas, como saúde e justiça. A ampla participação reforça o alcance social da ação e a importância da formação continuada para garantir atendimento mais humanizado e qualificado às pessoas com deficiência.

Durante a abertura, a vice-presidente do TJMT e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, destacou a evolução do projeto e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Temos aqui os profissionais da educação e da sociedade em geral para construir um ambiente mais inclusivo, humano e consciente. O ideal democrático só se efetiva com a participação de todos de maneira igualitária para a construção de uma cidadania ativa”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini enfatizou a relevância da parceria com o Judiciário e o impacto direto da capacitação na rede municipal. “Há um ano atrás, quando começamos a conversar com o Tribunal de Justiça sobre esse projeto, não tínhamos ideia da proporção que iria tomar. Durante esse tempo, aprendemos muito com o Tribunal de Justiça, com as CADs, com os palestrantes”, declarou.

A programação integra uma política mais ampla do TJMT voltada à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e segue diretrizes nacionais de acessibilidade e inclusão. Além de Cuiabá, o projeto já passou por outros municípios e deve ampliar sua atuação ao longo do ano.

Para a Prefeitura de Cuiabá, a iniciativa fortalece o compromisso com a inclusão e evidencia a importância da articulação institucional para transformar conhecimento em prática, beneficiando diretamente estudantes, famílias e profissionais que atuam na rede de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA