Cuiabá
Audiência traz relatório de prestação de contas da Secretaria de Saúde de Cuiabá
Cuiabá
Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
Durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde (CS) da Câmara Municipal de Cuiabá, na tarde desta terça-feira (14), foi deliberada pelos parlamentares membros, a realização de uma audiência pública para a apresentação do relatório de prestação de contas do segundo quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente, para o dia 30 de outubro no Plenário das Deliberações do Poder Legislativo cuiabano.
A presidente da comissão, vereadora Michelly Alencar (União Brasil) destacou a importância da audiência em divulgar essas informações à população, como forma de esclarecimento. Segundo ela, a apresentação permitirá avaliar os avanços, desafios e planejamentos da pasta para o encerramento do ano.
“Nós estamos comprometidos em fazer com que os problemas reais da saúde sejam sanados. Não dá para aceitar que continue faltando medicação ou que haja problemas de atendimento nas unidades básicas e nas UPAs”, pontuou a vereadora.
A parlamentar ressaltou ainda que a análise do relatório será fundamental para compreender a execução orçamentária e o planejamento para 2026, especialmente após o corte de recursos registrados no orçamento anterior.
Os vereadores Ilde Taques (PSB), vice-presidente, e Alex Rodrigues (PV), membro titular, participaram da reunião e foram favoráveis a deliberação proposta pela presidente.
Sobre o pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde, a comissão se manifestou pelo acompanhamento das negociações entre o prefeito Abílio Brunini (PL) e os representantes dos servidores da pasta. Para a presidente, a comissão tem atuado de forma ativa na mediação do impasse, buscando um consenso que evite a paralisação dos serviços.
“Nós passamos da fase de discussão. Agora é o momento de construir uma proposta que seja viável para os dois lados. O prefeito apresentou uma possibilidade de negociação, e os sindicatos estão avaliando. Nosso papel é intermediar para que o dano seja o menor possível e que os servidores não sejam prejudicados”, afirmou ela.
Michelly reforçou ainda que o tema é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que cobra o cumprimento da legislação vigente, e destacou a importância de valorizar os profissionais da saúde, fundamentais para o atendimento à população.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá terá expediente especial na Saúde nesta segunda-feira
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as unidades administrativas e ambulatoriais da rede municipal terão expediente especial nesta segunda-feira, com atendimento ao público até as 12h, em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde do dia do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida vale para o dia 29 de junho.
Desta vez, além dos setores administrativos e das unidades especializadas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionarão até às 11h e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também funcionarão em regime especial, encerrando o atendimento ao meio-dia.
Pacientes com consultas ou procedimentos eletivos agendados para o período da tarde terão os atendimentos remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade de saúde. As equipes entrarão em contato com os usuários para informar a nova data e o horário.
A medida segue decreto municipal que estabelece horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito da capital e contribuir para a mobilidade urbana.
Atendimento normal
Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, sem qualquer alteração. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que necessitar de atendimento de urgência e emergência a procurar uma das unidades 24 horas da rede municipal, que permanecerão em pleno funcionamento durante todo o período.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política21 horas atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
