LUCAS DO RIO VERDE
Prefeitura de Lucas do Rio Verde altera horário de expediente na segunda-feira (29) devido ao jogo do Brasil
LUCAS DO RIO VERDE
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que o expediente nas repartições públicas municipais será realizado das 7h às 12h na próxima segunda-feira (29), em razão da partida entre Brasil e Japão, válida pela Copa do Mundo de 2026. Os serviços essenciais permanecerão inalterados, garantindo atendimento contínuo à população.
A alteração foi oficializada por meio do Decreto nº 7.559, de 26 de junho de 2026 e tem como objetivo permitir que os servidores públicos acompanhem o jogo da Seleção Brasileira, sem comprometer a prestação dos serviços públicos.
Na área da saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão normalmente até às 12h. No período da tarde, não haverá atendimento nas unidades e os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse horário já foram remanejados. As demandas de urgência e emergência, assim como os demais atendimentos necessários durante a tarde, serão realizados normalmente no Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Na educação, as escolas da Rede Municipal funcionarão normalmente, sem qualquer alteração no calendário ou nas atividades escolares.
A Prefeitura orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial nas repartições municipais a programarem seus compromissos dentro do horário especial de funcionamento, das 7h às 12h, na segunda-feira (29).
LUCAS DO RIO VERDE
Educação investe no fortalecimento das famílias de alunos atendidos pelo Programa Anjos da Escola
Com o compromisso de acolher, orientar e caminhar junto às famílias dos alunos da rede municipal atendidos pelo programa Anjos da Escola, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde idealizou a ação “Conexão Família”. Desenvolvida pelos profissionais do programa, a iniciativa promoveu cinco encontros de reflexão e oficinas práticas, criando um espaço de apoio e troca de experiências para ajudar pais e responsáveis a enfrentar, com mais segurança e afeto, os desafios do cotidiano no cuidado com as crianças.
“Essa é uma iniciativa muito importante, pois, por meio dela, conseguimos unir os esforços das famílias, da escola e das terapias oferecidas pelo programa Anjos da Escola, contribuindo de forma significativa para o bem-estar e para o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
“Fiquei muito feliz com os resultados do Conexão Família. Por meio dos encontros, conseguimos apoiar os pais no desenvolvimento das crianças, oferecendo orientações simples e práticas sobre aprendizado, socialização e manejo das emoções. Além disso, promovemos o acolhimento desses responsáveis, que também precisam ser ouvidos, pois acreditamos que, ao fortalecer os pais, fortalecemos também as crianças”, destacou a coordenadora do programa, Carol Manginelli.
Com o tema “Cuidar de quem cuida: a saúde emocional dos responsáveis”, o primeiro encontro promoveu um momento de autocuidado e autorreflexão para as famílias, com atividades como meditação guiada e uma dinâmica de autorretrato.
Já no segundo encontro, os pais tiveram a oportunidade de compreender, de forma prática, como o dia a dia pode se transformar em um importante aliado no aprendizado das crianças. Uma das estratégias mencionadas é incluí-los em tarefas domésticas simples, como o preparo de uma receita, estimulando a atenção, autonomia e a convivência familiar.
Na sequência, os profissionais do programa criaram um espaço de escuta e acolhimento às famílias, favorecendo a troca de experiências e o diálogo. Na ocasião, também foram compartilhadas orientações práticas para ajudar os responsáveis a compreender e lidar, de forma mais segura e afetuosa, com as emoções das crianças e com comportamentos infantis desafiadores, como a birra.
Com o tema “Rotina e Limites: como organizar a casa sem estresse”, o quarto encontro elencou os pilares essenciais para o desenvolvimento infantil, são eles: sono, alimentação, vínculo afetivo e rotina familiar.
No último encontro, os participantes aprenderam como construir hábitos alimentares saudáveis em casa e receberam um livreto com receitas práticas. A atividade também incluiu a degustação de alguns preparos, evidenciando, de forma concreta, as possibilidades de adaptação do cardápio infantil.
Ao final de cada encontro, as famílias recebiam uma peça de um quebra-cabeça que, ao serem unidas, formavam uma mandala. No encerramento, realizado na última semana, as famílias que conseguiram completar a mandala foram presenteadas com um brinde do Programa Anjos da Escola.
Por meio de iniciativas como essa, a Secretaria de Educação reforça seu compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes luverdenses para além da sala de aula. Ao investir no fortalecimento dos vínculos entre escola e família, o município promove um ambiente mais acolhedor, colaborativo e favorável ao crescimento emocional, social e educacional das crianças.
-
Política19 horas atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
