Cuiabá
Região do Altos do Parque tem 2.500 buracos tapados em dois dias de mutirão
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá concluiu, em dois dias, o mutirão de tapa-buracos nos bairros Altos do Parque 1 e Altos do Parque 2. A força-tarefa aconteceu na terça-feira (14) e quarta-feira (15), resultando em aproximadamente 2.500 buracos tapados, sendo mais de 300 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) aplicadas. CBUQ é o tipo de asfalto mais utilizado para pavimentação de rodovias e vias urbanas de tráfego intenso. Nesta quinta-feira (16), as equipes já estão atuando, desde as 7h30, na Região Sul, no Parque Cuiabá, Jockey Club, Real Parque e Jardim Paulicéia.
O mutirão de tapa-buracos chega como um alívio para os moradores, considerando que praticamente todos os bairros de Cuiabá enfrentam problemas na malha viária, especialmente porque se trata de asfalto antigo e sem manutenção.
“Há muitos anos que a gente está solicitando para resolver os buracos aqui no bairro. Nos anos anteriores, estava bem abandonado, bem decadente. E hoje, graças a Deus, estamos aqui realizando um sonho de todos os moradores do bairro Jockey Club e dos demais bairros que estão sendo beneficiados. Veio uma grande equipe, na verdade, uma megaoperação. São quatro equipes dentro do nosso bairro de uma única vez. É muito satisfatório ver a alegria dos moradores, que estão conseguindo, hoje, transitar nas ruas com maior tranquilidade. Isso representa tudo para nós. É o que a gente queria, o que a gente almejava”, destacou o presidente do bairro Pedro César Souza Paixão.
Além de melhorar a acessibilidade, há moradores cadeirantes que utilizam as vias esburacadas e enfrentavam dificuldades. “Às vezes a gente via e ajudava, porque não tinha nem onde passar mais. Agora terão esse acesso livre. Também tem um posto de saúde aqui perto, bem frequentado pelas pessoas que procuram atendimento, não só daqui, mas de outros bairros, entre elas pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção. Sem dúvida, o bairro vai ter maior acessibilidade por meio do tapa-buraco. Sem falar na valorização dos imóveis, que também é primordial. Só agradecer à Prefeitura de Cuiabá, ao prefeito, ao secretário de Obras, a todos que estão envolvidos nessa megaoperação.”
Thalia Ribeiro chegou ao bairro Jockey Club há cinco meses e já se sente prestigiada porque o sofrimento com os buracos vai acabar, e foi por pouco tempo. “Ah, que ótimo que já começaram com o mutirão, assim vai bem mais rápido para concluir. Está ficando muito bom, porque estava feia a situação por aqui.”
O fato de melhorar a trafegabilidade dos veículos vai ajudar bastante porque, segundo a moradora, às vezes precisava desviar dos buracos, o que prejudicava os carros que trafegam na outra faixa, com perigo de acidentes, além dos pedestres. “O bairro é muito bom de morar, e ver as melhorias chegando é muito bom”, pontuou.
Daiane Nunes da Silva chegou recentemente ao Jockey Club, há um mês, com os filhos e o esposo, por causa do trabalho (em frigorífico). Ela conta que a cidade de onde vieram, Mineiros (GO), por ser uma cidade pequena do interior, é muito organizada e bem estruturada. “Estou me adaptando ainda, achei bem diferente. É uma maravilha para nós ver que as equipes estão tampando tudo, porque ali na porta (rua da casa dela) tem bastante buraco, descendo a outra rua ali também tem muitos”, explicou.
No mais, avalia que o bairro Jockey Club é muito bom para morar. “Não tem muito movimento, não tem bagunça, é um bairro bem calmo, bom de viver. Espero que dê tudo certo para ficarmos aqui um bom tempo”, elogiou.
Rone Marques Pereira é do bairro Parque Cuiabá, onde mora há 8 anos, e diz que, em se tratando de buracos, “por lá a coisa está meio brava”. Em partes, acredita ser por conta da chuva, mas avalia que o material aplicado também conta. “Praticamente fazem só uma maquiagem e não um serviço 100% de qualidade, entendeu? Se fizesse o certo, de cortar o asfalto para tapar, não é só jogar o produto porque a chuva leva. Acreditamos que agora, com a nova gestão, as equipes estão fazendo o melhor, porque é o que o bairro precisa. Vai minimizar muito os problemas porque a gente não aguenta ficar pagando amortecedor de carro e de moto, porque o condutor é quem sofre, pois mais breca do que anda”, pontuou.
O secretário de Infraestrutura e Obras ressaltou que o comprometimento das equipes garante a agilidade no resultado do trabalho. Também pontuou que o retorno positivo dos moradores mostra que a gestão está no caminho certo, ao levar dignidade, melhorar o tráfego e devolver qualidade de vida à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.
A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.
O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.
Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.
A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.
A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.
A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política3 dias atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Esportes4 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia Federal5 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásLucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei
-
Política3 dias atrásSessão solene marca despedida do desembargador Juvenal Pereira da Silva da magistratura
-
Polícia Federal5 dias atrásComissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas
-
Política6 dias atrásAdvogadas podem se inscrever para vaga de juíza-membro substituta no TRE-MT
-
Esportes4 dias atrásPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
