Cuiabá
Saúde de Cuiabá apresenta avanços e desafios do 2º quadrimestre de 2025 em audiência pública
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou na última sexta-feira (7) o Relatório Detalhado do 2º Quadrimestre de 2025, referente às ações e serviços executados entre maio e agosto. A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, sob a condução da Comissão de Saúde, que tem como membros os vereadores Michelly Alencar e Alex Rodrigues.
A apresentação foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini, acompanhada pelos secretários adjuntos da pasta, Cinara Brito (Atenção Primária), Cristhiane Leite (Saúde Bucal), Najla Brito (Atenção Especializada), Odair Mendonça (Atenção Secundária), Susana Gutierrez (Atenção Hospitalar e Complexo Regulador – SUS), Cleyton Eduardo Silva (Assistência Farmacêutica) e Naianne Faria Lima (Gestão), além do diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Israel Paniago. Servidores da rede municipal também participaram da audiência.
Durante a explanação, Danielle Carmona destacou os avanços alcançados na Atenção Primária e o aumento expressivo no número de procedimentos clínicos e diagnósticos realizados na rede pública. “Os números mostram que estamos avançando, reorganizando fluxos e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Ainda há desafios, mas estamos trabalhando com planejamento, técnica e transparência para garantir uma rede mais eficiente e humanizada”, afirmou a secretária.
De acordo com o relatório, a execução orçamentária e financeira do período mostrou que a Prefeitura de Cuiabá liquidou R$ 433,5 milhões e pagou R$ 436,6 milhões em despesas, frente a uma previsão quadrimestral de R$ 476,3 milhões.
Cerca de 50% dos recursos executados foram destinados ao custeio da folha de pagamento e encargos da SMS e da ECSP, com fonte do Tesouro Municipal. Ainda assim, houve uma frustração de receita de R$ 45,1 milhões, o que reforça a necessidade de reequilíbrio orçamentário.
Na Atenção Primária, os atendimentos individuais cresceram 21,5% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de 234.826 para 285.468. Já os procedimentos individualizados aumentaram de 485.395 para 576.156.
Na Atenção Especializada, o total de procedimentos realizados nas unidades próprias subiu de 134.859 para 140.065. A Regulação do Acesso também apresentou melhoria: a taxa de agendamentos não confirmados caiu de 41% para 35%, uma redução de 14,6%.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas registraram 1.356.015 atendimentos entre maio e agosto de 2025, um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período de 2024. UPA Sul: 317.608 atendimentos; UPA Leblon: 309.742; UPA Norte: 297.059; UPA Verdão: 268.830 e Policlínica do Pedra 90: 162.776.
Na Saúde Bucal, o total de atendimentos chegou a 59.714, sendo 29.995 na Atenção Primária, 15.229 na Atenção Secundária (CEOs e COs), 8.995 nas UPAs e 5.495 em ambiente hospitalar.
A Vigilância Epidemiológica intensificou o monitoramento de arboviroses e violências. Também foram notificados 906 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 132 de Covid-19.
A área de Zoonoses também teve atuação expressiva: foram 399.938 imóveis visitados para controle da dengue, 38.653 depósitos tratados e 4.134 eliminados. Já a Vigilância em Saúde do Trabalhador apresentou crescimento de 44% nas ações realizadas no período, com destaque para 553 ações inter e intrassetoriais, 437 atividades educativas e 341 formações de educação permanente.
Entre os desafios prioritários apontados pela gestão estão a baixa cobertura vacinal (ainda abaixo de 85% para vacinas como Hepatite B, Febre Amarela e Polio), as fragilidades na saúde bucal e oncológica, e a concentração de recursos hospitalares.
Para enfrentar essas questões, a SMS definiu como ações estratégicas o fortalecimento das campanhas de vacinação, a ampliação do rastreamento oncológico e a busca por maior equilíbrio na distribuição orçamentária.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância da prestação de contas para a transparência na gestão pública. “Esses relatórios são fundamentais para que a sociedade e o Legislativo possam acompanhar de perto como os recursos estão sendo aplicados. É um momento de diálogo, em que reconhecemos os avanços, mas também apontamos os desafios que precisam ser superados”, destacou.
A secretária Danielle Carmona encerrou a audiência reforçando o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a transparência e a melhoria contínua dos serviços de saúde pública. “Nosso objetivo é oferecer uma saúde cada vez mais acessível, resolutiva e humanizada. Trabalhamos diariamente para que a população cuiabana tenha o cuidado e o atendimento que merece”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Quatro ruas são escolhidas para receber telões da Prefeitura durante jogo da Seleção Brasileira na Copa
A Prefeitura de Cuiabá definiu as quatro ruas vencedoras da quarta etapa da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira, marcada para segunda-feira (29), às 13h.
As contempladas foram a Rua F, no bairro Jardim Passaredo, com 241 curtidas; a Rua 05, no bairro São João Del Rey, com 234 curtidas; a Rua 10, no Jardim Aroeira, com 233 curtidas; e a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que somou 196 curtidas durante o período de votação realizado no perfil oficial da Prefeitura de Cuiabá no Instagram.
Além da instalação dos telões para a transmissão do jogo, as comunidades vencedoras receberão uma estrutura de apoio composta por tendas, cadeiras, banheiro químico, freezer com água gelada e toda a estrutura necessária para garantir mais conforto aos moradores durante o evento.
Entre as ruas contempladas está a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que ainda possui trecho não pavimentado. Mesmo com as características da via, a Prefeitura levará toda a estrutura da campanha ao local, permitindo que os moradores acompanhem a partida em um espaço organizado e preparado para receber a comunidade.
A seleção das ruas foi definida pelo número de curtidas nos vídeos e fotos enviados pelos moradores, que mostraram a decoração das vias, a mobilização da vizinhança e a organização para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
A campanha foi criada para incentivar a participação comunitária e fortalecer a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Seleção Brasileira. Desde o início da iniciativa, diferentes bairros da capital vêm sendo contemplados com a instalação de telões e estrutura de apoio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política1 dia atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Polícia Federal3 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Entretenimento7 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
