Cuiabá

Audiência traz relatório de prestação de contas da Secretaria de Saúde de Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 

Durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde (CS) da Câmara Municipal de Cuiabá, na tarde desta terça-feira (14), foi deliberada pelos parlamentares membros, a realização de uma audiência pública para a apresentação do relatório de prestação de contas do segundo quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente, para o dia 30 de outubro no Plenário das Deliberações do Poder Legislativo cuiabano. 

A presidente da comissão, vereadora Michelly Alencar (União Brasil) destacou a importância da audiência em divulgar essas informações à população, como forma de esclarecimento. Segundo ela, a apresentação permitirá avaliar os avanços, desafios e planejamentos da pasta para o encerramento do ano. 

“Nós estamos comprometidos em fazer com que os problemas reais da saúde sejam sanados. Não dá para aceitar que continue faltando medicação ou que haja problemas de atendimento nas unidades básicas e nas UPAs”, pontuou a vereadora. 

A parlamentar ressaltou ainda que a análise do relatório será fundamental para compreender a execução orçamentária e o planejamento para 2026, especialmente após o corte de recursos registrados no orçamento anterior.

Os vereadores Ilde Taques (PSB), vice-presidente, e Alex Rodrigues (PV), membro titular, participaram da reunião e foram favoráveis a deliberação proposta pela presidente. 

Sobre o pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde, a comissão se manifestou pelo acompanhamento das negociações entre o prefeito Abílio Brunini (PL) e os representantes dos servidores da pasta. Para a presidente, a comissão tem atuado de forma ativa na mediação do impasse, buscando um consenso que evite a paralisação dos serviços. 

“Nós passamos da fase de discussão. Agora é o momento de construir uma proposta que seja viável para os dois lados. O prefeito apresentou uma possibilidade de negociação, e os sindicatos estão avaliando. Nosso papel é intermediar para que o dano seja o menor possível e que os servidores não sejam prejudicados”, afirmou ela.

Michelly reforçou ainda que o tema é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que cobra o cumprimento da legislação vigente, e destacou a importância de valorizar os profissionais da saúde, fundamentais para o atendimento à população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Publicados

em

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA