Polícia

Governo de MT publica em Diário Oficial convocação de 450 aprovados para a Polícia Militar

Publicado em

Polícia

O Governo de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (02.6), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 450 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar (PMMT) para reforçar os quadros da corporação. O chamamento foi anunciado pelo governador no dia 28 de maio. As nomeações contemplam 420 alunos-soldados e 30 alunos-oficiais, todos do cadastro de reserva dos concursos realizados em 2022.

Desde 2019 já foram convocados 1.741 profissionais para cargos efetivos na Polícia Militar. Os atos de convocação são referentes aos editais nº 003 e nº 004, organizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O investimento integra as ações do Programa Tolerância Zero, que visa fortalecer a segurança pública em Mato Grosso, aumentando a presença policial e intensificando o combate à criminalidade em todas as regiões do estado.

“Estamos fortalecendo a Polícia Militar porque segurança pública se faz com presença do Estado e valorização dos nossos profissionais. Esses novos convocados vão reforçar o combate à criminalidade em todas as regiões de Mato Grosso. O cidadão de bem precisa ter segurança, e o criminoso precisa entender que aqui existe tolerância zero contra o crime”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Basílio Bezerra, destacou que a medida é fruto de planejamento financeiro e administrativo rigoroso. “Chamar esses 340 aprovados demonstra que o Governo de Mato Grosso cumpre seus compromissos e trabalha continuamente para recompor e fortalecer as forças de segurança. É mais segurança para o cidadão e mais estrutura para combater o crime organizado em Mato Grosso”.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado. Os novos policiais vão fazer a formação e atuar em oito cidades-polo.

“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamamento extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.

“Essa nova convocação reforça o compromisso e confiança que o Governo do Estado deposita na nossa gloriosa Polícia Militar, sendo mais um grandioso investimento na nossa instituição. Estamos prontos e unidos para recebermos e formarmos esses novos policiais, para que eles sejam reforços robustos para a defesa e proteção da nossa sociedade mato-grossense, com tolerância zero à criminalidade e enfrentamento direto às facções criminosas em nosso Estado”, afirma o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco.

Conforme o edital, os candidatos deverão realizar a entrega de documentos para análise de matrícula no Curso de Formação. O comparecimento deve ocorrer na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), em Cuiabá, para os alunos-soldados. Já os alunos-oficiais deverão se apresentar na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Várzea Grande, nas datas e horários definidos no cronograma oficial.

Além da entrega dos documentos, os convocados irão passar por inspeção de saúde, realizada pela Diretoria de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho Militar (DGSSTM), como etapa obrigatória para ingresso.

O ingresso na corporação ocorrerá inicialmente de forma provisória, na condição de aluno, sendo efetivado apenas após a conclusão do curso de formação, conforme previsto na legislação estadual.

A lista completa dos convocados com mais informações está disponível no anexo abaixo.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio

Publicados

em

As Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prenderam, nesta sexta-feira (26.6), um homem, de 39 anos, condenado por um homicídio ocorrido em Santa Helena de Goiás.

A captura foi possível após trabalho integrado de inteligência e troca de informações entre a Delegacia de Nova Xavantina e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), de Goiás

Após o crime, o suspeito se mudou para Mato Grosso e ficou morando em Nova Xavantina por alguns anos. Em 2024, ele se tornou suspeito de um roubo na cidade e, em meio à investigação, a equipe da Delegacia de Nova Xavantina descobriu o mandado de prisão por condenação transitada em julgado.

O procurado havia sido condenado a oito anos e dois meses de prisão, em regime inicial fechado e estava com mandado em aberto desde 2019.

Diante disso, a equipe realizou uma ação para cumpriu o mandado, porém, o condenado se mudou antes de a prisão ser concretizada, fugindo para Goiás.

A Polícia Civil de Mato Grosso seguiu com investigações para localizar o condenado e identificou seu novo paradeiro, em Goiânia. A equipe da Delegacia de Nova Xavantina indicou o local para a DIH de Goiás e o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (26.06), na residência do condenado.

Após a prisão, o capturado será submetido à audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA