Polícia

Delegada assume Coordenadoria e reforça enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso

Publicado em

Polícia

Com 14 anos de atuação na Polícia Civil de Mato Grosso e trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres, a delegada Judá Maali assumiu a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis com a proposta de ampliar delegacias especializadas, fortalecer protocolos de atendimento e aprimorar ações de proteção às vítimas em todo o Estado.

Segundo Judá, a pauta da defesa da mulher esteve presente em sua trajetória desde muito nova e foi alicerçada dentro de casa, em conversas com sua mãe.

“Desde muito jovem, eu refletia sobre a representatividade feminina na sociedade e costumava conversar com minha mãe sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres. Sempre encontrei nela escuta e incentivo, o que me deu liberdade para buscar conhecimento de forma mais aprofundada”, lembra a delegada.

Ela conta que, estudando sobre a condição feminina, compreendeu, desde muito cedo, que se tratava de uma realidade marcada por injustiças estruturais. “A partir dessa consciência, amadureceu em mim o propósito de atuar, de forma concreta, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres”, afirma.

Histórico

Na Polícia Civil desde 2012, a delegada começou a carreira na Delegacia de Porto Esperidião, passou pela Delegacia de Cáceres e teve seu primeiro cargo em uma Delegacia da Mulher em Cáceres, em 2015.

“Foi um marco muito significativo na minha trajetória profissional, porque ali vivi, de forma concreta, o propósito que sempre me guiou. Costumo dizer que naquele momento compreendi o verdadeiro sentido do meu nome, Judá Maali, que remete a ‘abençoada nas causas nobres’”, conta a delegada.

Judá afirma que, em Cáceres, formou uma equipe altamente comprometida, que se dedicava a atender cada mulher com afinco, atuando não apenas na responsabilização dos agressores, mas também no acolhimento das vítimas.

“Nesse período, implementamos projetos voltados à humanização do atendimento, com fortalecimento da rede de proteção e ampliação do suporte oferecido às mulheres em situação de violência”, lembra.

Depois, já na Capital, a delegada passou pela Delegacia de Estelionato, a Delegacia do Adolescente e, por fim, a Delegacia da Mulher de Cuiabá.

“Foi uma experiência marcada pela atuação de uma equipe extremamente comprometida e apaixonada pelo trabalho que realizava, movida pelo propósito genuíno de proteger mulheres e salvar vidas. Essa dedicação coletiva permitiu aprimorar fluxos, fortalecer investigações e ampliar ações de enfrentamento à violência doméstica, sempre com foco na eficiência institucional e na proteção integral das vítimas”, afirmou.

Novo cargo

Foi estando à frente da Delegacia da Mulher de Cuiabá que Judá recebeu o convite para assumir a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis. Ela conta que chefiar a Coordenadoria representa o avanço de uma trajetória construída na linha de frente, agora ampliada para um campo estratégico de atuação.

Segundo Judá, a Coordenadoria é um espaço que permite atuar de forma estruturante, com olhar sistêmico, integrando delegacias, núcleos especializados e demais instituições, com foco na prevenção, na repressão qualificada e, sobretudo, na proteção integral das vítimas.

“Recebo essa missão com senso de responsabilidade, compromisso institucional e a convicção de que é possível avançar na construção de uma política pública mais eficiente, humana e alinhada às reais necessidades das mulheres e das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma.

A delegada conta que seus principais projetos à frente da Coordenadoria estão voltados ao fortalecimento estrutural, à padronização de fluxos e à qualificação do atendimento e da investigação.

“Entre as prioridades, destaco a ampliação das Delegacias e dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, com o objetivo de expandir o acesso e garantir capilaridade no atendimento”, detalha.

Judá Maali quer trabalhar na criação de protocolos específicos de atendimento e investigação para crimes contra crianças e adolescentes, bem como para crimes contra a pessoa idosa, assegurando maior padronização, celeridade e efetividade na atuação policial.

Já no que se refere à violência contra a mulher, o planejamento é dar continuidade ao protocolo já existente, que padronizou o atendimento e a investigação desses delitos, consolidando boas práticas e aprimorando fluxos operacionais.

Outro eixo de atuação é a expansão do projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança”, que padroniza palestras educativas sobre abuso sexual voltadas a crianças, adolescentes e seus responsáveis, com foco na prevenção e na conscientização.

“Por fim, investiremos na ampliação de cursos e capacitações em temas específicos relacionados à violência de gênero e à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, visando ao constante aperfeiçoamento dos profissionais e à melhoria da prestação do serviço público”, finaliza.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio

Publicados

em

As Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prenderam, nesta sexta-feira (26.6), um homem, de 39 anos, condenado por um homicídio ocorrido em Santa Helena de Goiás.

A captura foi possível após trabalho integrado de inteligência e troca de informações entre a Delegacia de Nova Xavantina e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), de Goiás

Após o crime, o suspeito se mudou para Mato Grosso e ficou morando em Nova Xavantina por alguns anos. Em 2024, ele se tornou suspeito de um roubo na cidade e, em meio à investigação, a equipe da Delegacia de Nova Xavantina descobriu o mandado de prisão por condenação transitada em julgado.

O procurado havia sido condenado a oito anos e dois meses de prisão, em regime inicial fechado e estava com mandado em aberto desde 2019.

Diante disso, a equipe realizou uma ação para cumpriu o mandado, porém, o condenado se mudou antes de a prisão ser concretizada, fugindo para Goiás.

A Polícia Civil de Mato Grosso seguiu com investigações para localizar o condenado e identificou seu novo paradeiro, em Goiânia. A equipe da Delegacia de Nova Xavantina indicou o local para a DIH de Goiás e o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (26.06), na residência do condenado.

Após a prisão, o capturado será submetido à audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA