Mato Grosso
Setasc realiza ação solidária em Primavera do Leste com entrega de cestas, kits e orientações para comunidade
Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nesta sexta-feira (29.8), uma ação solidária beneficiando diretamente famílias de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Salesiano Centro Social Dom Bosco, na Igreja Nossa Senhora da Salete, no município de Primavera do Leste.
Ao todo, foram entregues 100 cestas de alimentos e 100 kits de limpeza e de higiene, além de 350 kits de guloseimas para as crianças, por meio do programa SER Família Solidário, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.
Além da distribuição, a comunidade recebeu atendimentos e orientações da Van Rosa do programa SER Família Mulher, que atua no enfrentamento à violência contra as mulheres em Mato Grosso.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou a importância de mais uma ação chegar às famílias em situação de vulnerabilidade em Primavera.
“A entrega realizada hoje representa o compromisso do programa SER Família com quem mais precisa. Cada cesta e cada kit significam apoio concreto para garantir dignidade e melhores condições de vida às famílias. Esse é o propósito pelo qual idealizei o programa: oferecer suporte, estar presente nos municípios e contribuir para transformar realidades”, afirmou.
O secretário da Setasc, Klebson Gomes, destacou o compromisso do Governo de Mato Grosso com os programas sociais idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes.
“O SER Família é um símbolo de superação, esperança e respeito. Hoje, celebramos a entrega de 100 cestas básicas, beneficiando mais de 350 crianças e adolescentes, reafirmando nosso compromisso em apoiar crianças e famílias em vulnerabilidade. Este é um governo que investe no social. O governador Mauro Mendes é um grande parceiro dessa causa, ao lado da nossa primeira-dama Virginia Mendes, valorizando cada ação que leva dignidade à população”, destacou o secretário Klebson.
Klebson ainda ressaltou o compromisso de Mato Grosso no enfrentamento à violência contra as mulheres, com a presença da Van Rosa na ação, mostrando a importância de garantir orientação, direitos e apoio às vítimas.
“Nosso dever é proteger as mulheres e oferecer às crianças um futuro de oportunidades, retirando-as das ruas e estimulando o acesso à educação e ao esporte. Parabenizo todos os envolvidos e agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por sua dedicação incansável”, concluiu.
Foto: João Reis | Setasc-MT
A ação também emocionou os beneficiados, como Salma Martins de Oliveira, mãe de crianças atendidas pelo projeto social.
“Meus filhos participam aqui do Dom Bosco e eles amam. Hoje, foi uma honra receber essa ação, as cestas e o kit de doces. Agradeço muito, de coração. Foi uma oportunidade enorme para todos nós. Agradeço a Deus e depois à dona Virginia por esse trabalho tão maravilhoso. Que Deus abençoe a sua família. Somos muito gratos pelo carinho com nossos filhos”, disse Salma.
O padre Hélio Gomes, responsável pelo Salesiano Centro Social Dom Bosco, destacou a relevância da iniciativa promovida pela primeira-dama Virginia Mendes na causa social no estado.
“Ela é nossa parceira neste projeto e tudo o que realiza, juntamente com sua equipe, é notável. Sempre supera nossas expectativas. Hoje, não foi diferente. A calorosa recepção e a distribuição de alimentos mostraram não apenas inovação, mas também a concretização de valores. Dona Virginia não se dedica à causa social por obrigação, mas por amor às pessoas. Isso se alinha perfeitamente à missão salesiana de acolher, educar e promover os mais necessitados. Nossa gratidão e admiração são imensas, porque palavras não conseguem traduzir a importância desse gesto”, afirmou.
A vice-prefeita de Primavera do Leste, Iva Viena, ressaltou a relevância da iniciativa e destacou o olhar social da primeira-dama Virginia Mendes, que tem transformado a vida de famílias em situação de vulnerabilidade. Ela também elogiou o trabalho do Salesiano Centro Social Dom Bosco, que acolhe crianças e as afasta das ruas, oferecendo oportunidades e esperança.
“Nunca tivemos uma primeira-dama tão atenta às pessoas mais necessitadas. Dona Virginia dedica um carinho especial às crianças e famílias, promovendo inclusão e dignidade. Projetos como o Dom Bosco mostram a importância de unir governo e comunidade para dar às nossas crianças um futuro melhor”, afirmou a vice-prefeita.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Diálogos Acadêmicos: Violência nas escolas demanda fortalecimento de ações preventivas
A violência no ambiente escolar, frequentemente tratada como uma questão disciplinar, revela-se um problema estrutural, complexo e ainda sem respostas institucionais consolidadas. Esse foi um dos principais pontos evidenciados durante o evento “Diálogos Acadêmicos”, realizado na noite de quinta-feira (18), em Rondonópolis, que reuniu autoridades do Poder Judiciário, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e da sociedade civil para discutir o tema sob uma perspectiva multidisciplinar.
A juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, diretora do Foro local e titular da 5ª Vara Criminal de Rondonópolis, destacou que a escola funciona como um verdadeiro “radar social”, refletindo as tensões e desigualdades presentes na sociedade. Segundo ela, o ambiente escolar concentra diferentes formas de violência, que vão desde práticas recorrentes de bullying e cyberbullying até situações mais graves, envolvendo agressões físicas e psicológicas. “A escola é um espaço onde essas violências aparecem de forma muito clara, mas também onde temos a oportunidade de agir”, afirmou.
Para a magistrada, um dos maiores desafios atualmente é a falta de preparo institucional para lidar com essas situações. Ela relatou um episódio recente que evidencia essa lacuna. Uma ameaça escrita dentro de uma escola mobilizou familiares e direção, mas não houve clareza sobre como proceder. “Não existe um fluxo definido para lidar com esse tipo de situação. Nem a escola, nem a família, nem as autoridades sabiam exatamente o que fazer”, relatou.
A juíza ressaltou que esse cenário demonstra o quanto o tema ainda é tratado de forma insuficiente, apesar de seu impacto na formação dos indivíduos. “A infância é um terreno em que pisamos por toda a vida. O que acontece nesse período pode definir trajetórias”, destacou Aline. Segundo ela, durante muitos anos a violência escolar foi subestimada, sendo vista como um problema menor ou restrito à disciplina, quando, na verdade, envolve a violação de direitos fundamentais.
Os dados apresentados pelo curso de Direito da UFR durante o evento reforçam essa percepção. A pesquisa realizada com estudantes revelou não apenas a alta incidência de violência, mas também um fator agravante: a falta de confiança nos canais de denúncia disponíveis. De acordo com o professor Anderson Nogueira Oliveira, muitos alunos não se sentem seguros para relatar situações a pais, professores ou diretores. “Isso não acontece por falta de vontade dos profissionais, mas porque muitas vezes eles não têm formação específica para lidar com essas situações”, explicou.
Essa ausência de confiança contribui para a reduzida notificação dos casos e dificulta a intervenção de maneira precoce. Assim, iniciativas como a criação de canais alternativos de denúncia surgem como ferramentas importantes para ampliar o acesso à proteção.
A universitária Sophia Baptistella, que participou diretamente das atividades nas escolas da cidade, trouxe um olhar prático sobre a realidade vivenciada pelos alunos. Segundo ela, mesmo na presença de adultos, já era possível identificar comportamentos problemáticos. “Muito deboche, discriminação, principalmente por gênero e identidade. Foi muito triste o que vimos”, afirmou. Para ela, esses comportamentos demonstram que a violência não se limita a episódios extremos, mas se manifesta de forma cotidiana.
A introdução de noções de Direito nas escolas, iniciada após a articulação entre a Comarca de Rondonópolis e a UFR, é vista como uma estratégia importante para que os estudantes compreendam seus direitos e saibam identificar situações de violação. Além disso, a integração entre universidade, Judiciário e sociedade civil é fundamental para criar protocolos, fluxos de atendimento e soluções práticas.
“É importante que todos os segmentos estejam conscientes do seu papel como ser humano e também na sociedade. E daí tragam ideias para que se transformem em ação, a fim de que possamos mitigar esses problemas que estão à nossa vista, portanto, no nosso viver do dia a dia. Às vezes ficamos preocupados, esperando o Estado trazer soluções. Quem tem que solucionar é a sociedade. É um exercício da cidadania e, consequentemente, também da democracia”, ressaltou o desembargador Márcio Vidal, que participou do evento.
Leia matéria já publicada sobre o assunto:
Judiciário e UFR promovem diálogos acadêmicos e apresentam iniciativas contra violência escolar
https://esmagis.tjmt.jus.br/noticias/6a3559e1d1cfaa001c2e9674
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Autor: Lígia Saito
Fotografo: Rodrigo Moura
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Esportes5 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Várzea Grande4 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes5 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásMbappé brilha, quebra recordes e comanda vitória da França na estreia da Copa
-
Esportes5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias atrásIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
