Cultura

Viva Maria: Radioagência fica em 3º lugar no prêmio Dom e Bruno

Publicado em

Cultura

O Viva Maria desta sexta-feira, 12 de junho, saúda o povo brasileiro que já vive a expectativa da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O primeiro compromisso do Brasil será neste sábado, 13, diante do Marrocos, às 19 horas. À medida que a partida se aproxima, cresce também a emoção dos torcedores, que aguardam confiantes por uma vitória.

Enquanto a bola ainda não rola, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já tem motivos para comemorar.  Nessa quinta-feira, durante cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a comunicação pública foi reconhecida por seu compromisso com a cidadania, o meio ambiente e a defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, no Concurso Dom Phillips e Bruno Pereira de Jornalismo e Comunicação.

A EBC celebra a menção honrosa concedida à fotógrafa Tânia Rêgo, da Agência Brasil, em reconhecimento ao seu trabalho de excelência. Outro destaque foi a conquista do terceiro lugar, na categoria Jornalismo e Comunicação em Defesa do Meio Ambiente, pelo podcast “Crianças Sabidas – Série de Trilhinhas Amazônicas”, da Radioagência Nacional.

O reconhecimento é compartilhado com a equipe responsável pela produção: Akemi Nitahara, que assina o roteiro, a apresentação e a montagem; Beatriz Arcoverde, responsável pela edição; e os jovens participantes Maria Eduarda Arcoverde, de 10 anos, e Caetano Farias, de 12 anos, cujas vozes ajudam a levar conhecimento e esperança para as novas gerações.

Arraiá das Marias celebra tradição junina

Com a proximidade do Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, também teve início o tradicional Arraiá das Marias. A abertura contou com a participação da Concessa, que destacou costumes típicos das festas juninas como as músicas tradicionais, a pipoca feita na hora e os pratos à base de milho.

Durante a conversa, foram lembradas manifestações culturais de Minas Gerais, reforçando a riqueza das tradições juninas brasileiras.

A celebração destacou a importância da fé, da cultura popular e da convivência comunitária, elementos que fazem das festas juninas uma das maiores expressões da identidade cultural do país.

Confira no player.

 

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA