Cultura
Thiago Martins de Melo faz primeira exposição individual em São Luís
Cultura
Um dos nomes em ascensão da nova geração de artistas visuais brasileiros, o maranhense Thiago Martins de Melo, prestes a completar 44 anos, inaugurou esta semana sua primeira exposição individual em São Luís.

A mostra, batizada de “Cosmogonia Colérica”, reúne 21 obras produzidas entre 2013 e 2025. As peças ocupam salas no Convento das Mercês e no Espaço Cultural Chão SLZ, que ficam no Centro Histórico de São Luís, até o dia 10 de outubro.
Com curadoria de Germano Dushá — que esteve à frente do último Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo —, a exposição abriga uma multiplicidade de linguagens incluindo pinturas de grandes dimensões, esculturas, gravuras, vídeos experimentais e instalações.
Germano explica que o processo de escolha das peças buscou materializar o conjunto da obra de Thiago.
“A ideia não foi exatamente criar uma exposição cronológica, mas sim que pudesse pegar um nervo, né, pudesse sintetizar os principais eixos espirituais, políticos e estéticos da trajetória do Thiago. Acho que o núcleo da obra do Thiago é exatamente essa profusão de linguagens, e de formas, e de temas. E esse título, Cosmogonia Colérica, fala muito sobre a criação de mundos, sobre gênese. Mas sempre com muita força, muita energia, muita carga.”
Nascido em 1981, em São Luís, Maranhão, Thiago Martins de Melo vive e trabalha entre a capital maranhense, São Paulo, e Guadalajara, no México.
Já realizou exposições individuais em várias cidades no Brasil como na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre; no Museu Nacional da República, em Brasília; no Centro Cultural São Paulo, sediado na capital paulista; e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
Também já integrou dezenas de exposições coletivas dentro e fora do país, com destaque para a Bienal do MercoSul em Porto Alegre, 31ª Bienal de São Paulo, a primeira Bienal das Amazônias, a Bienal de Lyon, na França e a 12ª Bienal de Dakar, no Senegal, entre outras.
Seus trabalhos fazem parte de coleções permanentes de museus de arte contemporânea em cidades como Miami, nos Estados Unidos; Oslo, na Noruega; além do Masp e da Pinacoteca, em São Paulo, e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Cultura
Projeto Tela Brasil chega a Salvador e Belo Horizonte
Depois de passar por Brasília e Goiânia, o projeto do Ministério da Cultura (MinC), que leva uma série de experiências imersivas para apresentar a plataforma Tela Brasil, chega nesta quinta-feira a Salvador e Belo Horizonte (BH).

O Tela Brasil é o serviço gratuito de streaming lançado em maio e dedicado à difusão da produção audiovisual nacional.
As atividades de imersão ocorrem em duas frentes, em horários distintos: na Estação Mapeada e na Estação Tela Brasil.
Tanto em Salvador quanto em BH, a estrutura da Estação Tela Brasil já está funcionando no Terminal Rodoviário das duas capitais, entre as dez e meia da manhã e as seis e meia da tarde.
Nela, o público pode assistir a curtas-metragens, trailers e conteúdos especiais disponíveis na plataforma, além de conhecer o catálogo completo por meio de QR codes distribuídos durante as atividades.
A programação inclui ainda experiências interativas como a estação “Pipoca & Cena”, que permite aos participantes serem inseridos em cenários inspirados em filmes brasileiros e receberem uma imagem personalizada para compartilhar nas redes sociais. Já a ativação “Match com o Cinema Brasileiro” utiliza um sistema de recomendação para sugerir produções da Tela Brasil de acordo com o perfil e as preferências de cada visitante.
No caso da Estação Mapeada, onde serão realizadas projeções com cenas de filmes brasileiros, as imagens serão veiculadas entre as seis e meia da tarde e as dez e meia da noite. Em Salvador, o telão ao ar livre será a fachada da antiga igrejinha de Santana, no Rio Vermelho; em Belo Horizonte, acontecerá na Rua da Bahia, no Centro. Tanto na capital baiana quanto na capital mineira, as Estações irão funcionar até o próximo sábado.
Entre os dias dois e quatro de julho, o projeto chega a Porto Alegre e a São Paulo. Na capital paulista, as projeções mapeadas ocorrerão na Rua Augusta e o espaço para interações, no Terminal Rodoviário do Tietê, enquanto na capital gaúcha, a parede do Palácio da Justiça, no Largo de Santana, receberá as projeções no período noturno e a Estação Tela Brasil irá funcionar ao longo dos três dias no Terminal Rodoviário da cidade.
A plataforma, que pode ser acessada pelo endereço telabrasil.cultura.gov.br, tem mais de 550 filmes nacionais produzidos entre 1910 e 2025, incluindo obras premiadas, documentários históricos, produções infantis, obras ligadas à música brasileira e títulos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.
-
Política7 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Polícia Federal7 dias atrásRepresentantes de movimentos populares pedem aprovação de regras sobre autogestão habitacional
-
Política7 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
