Sorriso

Sorrisenses integram capacitação com foco em estratégias de prevenção à violência nas escolas

Publicado em

Sorriso

Prevenção de Ataques Extremistas Violentos em Escolas. Esse foi o tema do curso ofertado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em Cuiabá. O evento que teve a abertura oficial em 6 de maio e contou com mais de 40 dias de aulas on-line, terminou ontem, 11 de junho, com a participação de 60 representes de 12 cidades mato-grossenses.

De Sorriso, estiveram presentes o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos e o Guarda Municipal de Trânsito, Vilson Cordeiro, que atua diretamente em palestras educativas em escolas e empresas. Conforme Alberto, o curso representa um importante avanço no fortalecimento da segurança e da cultura de prevenção nos ambientes educacionais brasileiros.

Durante o evento, foram discutidas iniciativas voltadas ao fortalecimento da prevenção de ataques extremistas violentos em escolas, com destaque para a importância do intercâmbio de informações, da atuação interinstitucional e do desenvolvimento contínuo da capacidade analítica. O fechamento se deu com exercícios de mesa, em que os participantes realizaram simulados para determinar as melhores formas de agir diante de situações extremas. Sorriso apresentou o trabalho em parceria com a equipe de Lucas do Rio Verde.

Ainda na abertura do evento, em 6 de maio, o diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa, afirmou que “um único ataque em qualquer ponto do país atinge toda a sociedade brasileira”. Segundo ele, a Agência tem o papel de compartilhar a abordagem de Inteligência sobre o tema. Este tipo de capacitação é orientada pelo Guia para Prevenção de Ataques Extremistas Violentos em Escolas, elaborado pela ABIN.

Por ser a primeira capacitação voltada especificamente para representantes dos municípios, a iniciativa amplia o acesso ao conhecimento especializado sobre identificação de sinais de risco, protocolos de atuação e estratégias de prevenção, permitindo que gestores públicos, profissionais da educação e equipes de apoio atuem de forma mais preparada diante de possíveis ameaças.

Além de promover a integração entre os diferentes atores responsáveis pela proteção da comunidade escolar, o curso contribui para a construção de redes locais de prevenção e resposta, fortalecendo a cooperação entre educação, assistência social, segurança pública e demais órgãos envolvidos. Com isso, os municípios passam a contar com ferramentas mais eficazes para desenvolver ações preventivas, proteger estudantes e profissionais da educação e promover ambientes escolares mais seguros, acolhedores e resilientes frente aos desafios contemporâneos.

A escolha do tema reflete a crescente preocupação com a nova dinâmica de ataques em ambientes escolares no Brasil, exigindo respostas coordenadas e baseadas em conhecimento especializado.

Dados

Em 2025, houve 3 ataques a escolas no Brasil, com 8 feridos e uma morte. Foram 280 ameaças de ataques e 22 ataques frustrados pela comunidade de Inteligência, forças de segurança e comunidade escolar. Os ataques frustrados representam a efetividade de políticas públicas voltadas ao tema.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados

Publicados

em

Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.

O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.

Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.

Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.

O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA