Sorriso

Saúde convoca 140 pacientes para cirurgia de catarata

Publicado em

Sorriso

Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue chamando pacientes para procedimentos oftalmológicos. Nos dias 29 e 30 de setembro, outras 140 pessoas farão a cirurgia de catarata, na Clínica Mato-grossense de Oftalmologia (CMO), credenciada pelo Município. Serão investidos mais de R$ 167.800,00 nesta ação.

Os atendimentos estão sendo organizados conforme critérios clínicos e a ordem na fila de espera da Central de Regulação. Segundo o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, o Município segue empenhado em fortalecer e diminuir o tempo de espera pelo acesso a serviços especializados. “A reestruturação dos atendimentos permite que cada paciente saiba quando será atendido e possa se organizar com antecedência”, salientou.

A catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo e afeta principalmente a população idosa. A visão prejudicada pode levar ao isolamento social e impactar diretamente a qualidade de vida de uma pessoa. Com a cirurgia é possível diminuir as barreiras e devolver a autoconfiança e autonomia.

Pacientes com diagnóstico de catarata que ainda não receberam a convocação, devem procurar devem procurar a unidade de saúde de referência ou a Central de Regulação para mais informações, que fica localizada na Rua Alta Flores, 53 – Centro Norte, ou via WhatsApp (66) 9978-8441 (somente mensagens).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados

Publicados

em

Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.

O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.

Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.

Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.

O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA