Sorriso
Musicalização na educação tem se tornado ferramenta poderosa para o desenvolvimento Infantil
Sorriso
A música é considerada uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criança e sua formação integral.
A rede municipal de ensino tem investido na formação de professores para fortalecer a musicalização nas escolas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, a iniciativa reúne profissionais da educação infantil para aprimorar práticas pedagógicas utilizando a música como ferramenta de aprendizagem.
Atualmente, a rede conta com 17 professoras dedicadas à musicalização. A capacitação, realizada pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), busca demonstrar que o trabalho com música não exige formação específica em música por parte dos docentes, mas sim intencionalidade pedagógica. A prática desenvolve habilidades essenciais, como linguagem, oralidade, escrita e leitura, além de auxiliar na socialização e no desenvolvimento emocional dos alunos.
A professora Natália Bertele, que atua como musicalizadora, destaca o impacto dessa abordagem no ambiente escolar. Segundo ela, a música permite que as crianças explorem sons, criem, experimentem, se expressem e aprendam de forma significativa.
“A música é uma das ferramentas mais poderosas no desenvolvimento da criança. Ela não se desenvolve apenas de uma forma, mas atua na parte emocional, ajudando a acalmar e a interagir. Além disso, fomenta o prazer pela leitura e pelo desenvolvimento interpessoal, organizando o pensamento e as ações, por meio de conceitos como lateralidade, cores, vogais e letras de forma lúdica e eficaz”, explica.
A formação é vista como um passo fundamental para oferecer mais recursos pedagógicos, valorizando o trabalho árduo realizado nas salas de aula. Os resultados práticos dessa abordagem já são percebidos por quem vivencia o dia a dia nas escolas, como no caso de Rosenilda dos Santos, professora do maternal no Cemeis Antonio Capellari, que relata a recepção positiva por parte dos alunos.
“As crianças têm aceitado muito bem essa nova proposta e ficam muito empolgadas durante a atividade. Na hora que a gente entra, começa a cantar e interagir com eles, vemos a diferença no olhar, no comportamento e na forma de interagir em sala de aula”, afirma.
Rose também compartilha sua experiência pessoal com a música, destacando como o incentivo desde a infância pode transformar trajetórias. Seu filho, que iniciou em uma escola de música aos seis anos, hoje atua como músico na região, demonstrando os benefícios de longo prazo da musicalização. “Foi muito importante na minha família e estou muito feliz com essa iniciativa para os nossos alunos que pode despertar o surgimento de grandes profissionais a partir dessa iniciativa”, conclui.
A musicalização integra a formação obrigatória das crianças na educação básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que identifica a música como uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano, posicionando-a não como atividade complementar, mas como componente fundamental do processo educativo.
Segundo Natália, quando trabalhada de forma intencional, a musicalização contribui diretamente para a aprendizagem, a socialização e o desenvolvimento emocional.
“Essa abordagem vai além de momentos livres, recursos para acalmar ou simples intervalos na rotina escolar. A música, quando planejada com propósito pedagógico, torna-se uma ferramenta transformadora”, conclui.
Sorriso
Operação Cacicus está sendo realizada na Avenida Brasil
Trabalho integrado tem resultado na limpeza da rede elétrica, prevenindo a ocorrência de acidentes
Em mais uma ação para limpeza da rede elétrica, equipes da Energisa estão atuando nesta quarta e quinta-feira (24 e 25 de junho), na Avenida Brasil. Portanto, a via está com o trânsito parcialmente interrompido para que as equipes da Energisa possam trabalhar com segurança para retirar cabos em desuso.
“Pedimos aos condutores que tenham um pouco de paciência, sabemos que a operação traz um certo transtorno, mas é fundamental para resolver este problema já antigo no Município”, solicita o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira de Souza.
O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), pelo Procon e pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.
Além de causar poluição visual, os cabos sem utilização podem representar riscos para pedestres, ciclistas, motoristas e trabalhadores que atuam próximos à rede. A retirada desses materiais também contribui para melhorar a gestão da ocupação dos postes, garantindo mais segurança e confiabilidade aos serviços prestados pelas empresas que compartilham a infraestrutura.
Neste ano, já foram retirados mais de 1,5 mil quilos de cabos em desuso ou instalados irregularmente. Na primeira fase, executada na Avenida Tancredo Neves, foram 284 quilos; no Mário Raiter, 342 quilos; na segunda fase, 388 quilos; e na Natalino João Brescansin, 488,5 quilos.
“Certamente superaremos as duas toneladas em breve”, estima Michel.
“A Operação integra um conjunto de ações permanentes voltadas à organização da rede de telecomunicações instalada nos postes e ao cumprimento das normas técnicas estabelecidas pelos órgãos reguladores. Além de promover mais segurança, organização urbana e qualidade dos serviços prestados à população mato-grossense”, explica o supervisor de Uso Mútuo da Energisa MT, Leonardo Lira.
Dicas de segurança
A Energisa orienta a população a adotar alguns cuidados ao identificar cabos em condições inadequadas:
* Nunca toque em fios ou cabos caídos, mesmo que aparentem estar sem energia.
* Mantenha distância de cabos soltos, rompidos ou emaranhados nos postes.
* Não tente remover ou manusear fios por conta própria.
* Em caso de acidentes envolvendo postes ou fiação, afaste-se do local e acione imediatamente os órgãos responsáveis.
* Durante obras, reformas ou movimentação de equipamentos de grande porte, mantenha distância segura das redes aéreas.
Nos casos envolvendo cabos de telefonia, internet ou TV por assinatura, a orientação é que o consumidor entre em contato diretamente com a empresa responsável pelo serviço. Já situações relacionadas à rede elétrica devem ser comunicadas pelos canais oficiais da Energisa.
Regularidade
Além de prevenir a ocorrência de acidentes, o trabalho integrado também tem o objetivo de regularizar a utilização dos postes. É que, além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, por meio da operação Cacicus a concessionária também vem avançando para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.
O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo NIF e também pelo Procon, e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.
Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular, o “gato”.
Caso algum cliente fique sem o serviço de internet por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, a orientação é procurar o Procon, visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo.
A concessionária destaca que a responsabilidade pela manutenção desses cabos é exclusivamente das próprias operadoras de telecomunicação, conforme estabelecem as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações.
Em 2025, a Energisa retirou 400 quilômetros de cabos de telecomunicação irregulares das ruas de Mato Grosso. A ação, realizada em parceria com prefeituras e outros órgãos, alcançou 26 mil pontos e resultou na remoção de 25 toneladas de fios, segundo balanço da concessionária.
Como acionar o Procon?
Em Sorriso, o Procon conta com uma unidade no Ganha Tempo Central e um posto de atendimento no Ganha Tempo da Zona Leste. Para acionar o órgão de defesa do consumidor, também é possível entrar em contato pelo Disk Denúncia 0800 000 4723 ou ainda pelo (66) 99938 1091. Já o contato com o Cartório é pelo (66) 3545 4771 e ou (66) 99715 9078.
Como acionar o NIF?
A população pode enviar as denúncias por meio do WhatsApp (66) 3545-4700 (opção 6 – Secretaria da Cidade). Também há atendimento pelo telefone (66) 3545-4769, de segunda a sexta-feira. Há ainda o 0800-0004723 – Opção 5. Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil.
-
Esportes7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Várzea Grande6 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes7 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Entretenimento4 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Política6 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Política6 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
