Sorriso

Ciclo de palestras “Conexão que Transforma” apresenta o cavalo como agente terapêutico no Caminhos do Cavalo

Publicado em

Sorriso

Programação gratuita reúne público geral, professores e pais; especialistas debatem o papel do cavalo no desenvolvimento humano e na inclusão de pessoas com deficiência

Nesta semana, o Caminhos do Cavalo, edição Sorriso/MT 2026, amplia sua programação para além das competições esportivas e abre espaço para um ciclo de palestras científicas e formativas sobre Equoterapia. A prática é reconhecida por diversas entidades internacionais de saúde como método terapêutico de suporte para pessoas com deficiência física, cognitiva ou sensorial.

O ciclo, intitulado Conexão que transforma, organiza-se em três momentos distintos. Em 5 de maio, a palestra foi aberta ao público geral, com sessões das 9h às 11h e das 14h às 17h, no espaço do Rancho Soberano, em Sorriso. Em 6 de maio, o programa dividiu-se em duas abordagens complementares: pela manhã e à tarde, para professores da rede de ensino; e às 18h30, para pais e responsáveis por crianças beneficiárias ou potencialmente beneficiárias da Equoterapia.

A Equoterapia utiliza o cavalo como agente central do processo terapêutico. O animal oferece estímulos neuromotores, sensoriais e afetivos que auxiliam no tratamento de condições como autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, déficit de atenção, ansiedade e outras. No Brasil, a prática é regulamentada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil).

“O cavalo não é apenas um parceiro esportivo. Ele é um espelho para o ser humano. A Equoterapia parte justamente dessa conexão singular para promover cura, autonomia e desenvolvimento em pessoas de todas as idades.”

A iniciativa integra o posicionamento estratégico do Instituto Capacitar Futuro, que compreende o esporte equestre como vetor de inclusão social e não somente como atividade competitiva. A gratuidade das palestras e o caráter formativo do conteúdo ampliam o acesso a públicos que normalmente não disporiam desse tipo de capacitação.

O evento, que tem como sede o Rancho Soberano, é uma realização do Instituto Capacitar, com apoio da Prefeitura de Sorriso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados

Publicados

em

Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.

O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.

Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.

Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.

O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA