Sorriso
Apoio coletivo é destaque em atividade da Academia da Saúde
Sorriso
No mês dedicado ao Setembro Amarelo, campanha que chama a atenção para a prevenção do suicídio e a valorização da vida, a equipe Emulti da Academia da Saúde, promoveu nesta sexta-feira (12), uma ação voltada a pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O encontro uniu informação, acolhimento e fortalecimento da saúde física e mental.
A atividade aconteceu ao lado da Unidade Básica de Saúde do Bela Vista. Durante a programação, as participantes refletiram sobre sinais de sofrimento emocional e sobre a importância do apoio entre amigos e familiares. A psicóloga Ellen Cristina Bonetti e o educador físico João Ricardo conduziram a roda de conversa, reforçando o valor de estar atento a quem está por perto.
“Falamos sobre a necessidade de resgatar o colega que, de repente, deixa de participar das aulas ou se afasta do que antes lhe trazia prazer. Muitas vezes, isso é um sinal da depressão. O cuidado em perceber e apoiar pode mudar uma vida”, destacou Ellen.
Durante a açã, foi realizada uma dinâmica com balões: no início, cada pessoa mantinha alguns no ar, mas, em determinado momento, apenas uma ficou responsável por todos. A cena mostrou, de forma simbólica, como é impossível carregar sozinho todos os pesos da vida.
Participantes que já enfrentaram a depressão compartilharam relatos emocionantes, destacando como o incentivo de amigos e colegas foi decisivo para buscar ajuda e retomar a rotina.
“Não damos conta de tudo sozinhos. Buscar apoio de familiares, amigos ou profissionais é essencial para manter o equilíbrio e a esperança”, disse Irene Ferreira, participante da atividade.
Outro ponto em destaque foi o impacto do uso excessivo do celular. Para Ellen, a falta de interação presencial tem contribuído para o aumento de casos de depressão. “Precisamos equilibrar a tecnologia com os laços humanos de verdade”, alertou.
O educador físico João Ricardo também contribuiu para a ação lembrando que a prática de atividade física tem o papel muito importante na promoção do bem-estar e que ao lado dos aspectos fisiológicos, o convívio social e as relações construídas nesses ambientes são igualmente importantes para a saúde mental.
“A atividade física libera endorfina e serotonina, hormônios que funcionam como antidepressivos naturais. Além disso, os treinos em grupo favorecem vínculos, trocas saudáveis e fortalecem a saúde emocional”, afirmou.
Sorriso
Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados
Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.
O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.
Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.
Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.
O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.
-
Política1 dia atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Polícia Federal3 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Entretenimento7 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
