Sorriso
1.ª Semana do Bem-estar Animal encerrou com feira de adoção
Sorriso
A 1.ª Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorriso encerrou no último sábado, dia 04 de outubro. Apesar do saldo positivo com muitas crianças participando das atividades e a adoção de quatro gatos adultos do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, o evento trouxe à tona um dos grandes gargalos quanto ao bem-estar animal efetivo: o abandono de filhotes.
Sim. No próprio sábado, no momento em que rolava a feira de adoção de gatos no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), registrou mais um abandono de filhotes. Dessa vez, cinco gatos pequeninos foram abandonados em uma cesta de bicicleta coberta com um pedaço de ventilador. Três deles adotados no mesmo momento da feira. Os outros dois foram recolhidos ao Abrigo.
“Foi uma semana intensa com foco no bem-estar animal com palestras, atividades, momentos com os pets e a feira no sábado. Tivemos uma recepção muito boa por parte das crianças e da sociedade; porém, o que nos chocou é que durante a feira alguém teve coragem de praticar um ato de abandono”, frisa o Gestor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho.
Veterinária responsável pelo Abrigo Municipal de Cães e Gatos, Beatriz Brocco, destaca que a semana buscou promover educação ambiental e cidadania, além de incentivar valores como empatia, responsabilidade e respeito aos animais e estimular práticas de convivência saudável entre seres humanos, animais e meio ambiente. Contudo, o abandono dos filhotes esteve em evidencia. “Agradecemos a quem entendeu e no mesmo momento adotou esses pequenos filhotes”, diz.
O secretário acrescenta que essa foi a primeira edição do evento e segue as diretrizes da Lei 3.703 de 17 de junho que aprovou a realização da Semana de Proteção Animal no Município. “A Semana terminou no sábado, mas continua o convite para refletirmos e promovermos responsabilidade e solidariedade em relação aos pets e para que possamos evitar novas situações de abandono”, completa.
Abandono de animais é crime
O gestor da Sama, reforça que Câmeras de segurança registraram o momento em que um indivíduo deixa uma caixa com filhotes de gatos no local, expondo-os a fome, sede e aos perigos do ambiente. Graças às imagens, o suspeito será identificado e responsabilizado conforme prevê a legislação. O abandono de animais é crime, sujeito a multa e até prisão, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/2020, que endureceu as penas para maus-tratos.
Abandonar animais não é apenas um ato de covardia, mas também uma infração passível de punição. “Não vamos tolerar esse tipo de atitude. Quem abandona, além de causar sofrimento aos animais, está infringindo a lei e será responsabilizado”, afirma Picolo.
Como agir ao se deparar com o abandono
Vale lembrar que o abandono de animais é crime, sujeito a multa e até prisão, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/2020. A população pode ajudar denunciando casos de maus-tratos e abandono. Quem presenciar qualquer situação suspeita deve entrar em contato ou com a equipe da Sama pelo (66) 35458353, de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.
E quando o problema for um animal solto na rua, bravo e apresentando risco à população, a orientação é acionar os Bombeiros, via 193. É importante também registram um boletim de ocorrência na Polícia Judiciária Civil, para que o proprietário possa ser devidamente responsabilizado.
Sorriso
Formatura da Turma 2026/1 do Bombeiros do Futuro será dia 28
Depois do já tradicional acampamento que fecha com momentos emocionantes o “Bombeiros do Futuro”, as 150 crianças que integraram a 24.ª edição do projeto, neste primeiro semestre de 2026, vivenciarão a cerimônia de formatura neste domingo (28 de junho).
O evento está marcado para as 9h30, no Auditório Magessi, do Centro Eventos Ari José Riedi, reunindo pais, bombeiros e demais autoridades para celebrar a conquista dos jovens bombeirinhos, na faixa etária entre os 9 e os 12 anos.
Durante quatro meses, ou 16 encontros, mais ou menos, sempre aos sábados, os alunos receberam noções de primeiros socorros, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, abuso infantil, bem como atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros, como prevenção de acidentes domésticos, altura, salvamento, combate a incêndio, mergulho entre outras.
“A formatura é um momento de muita emoção, pois representa uma série de pequenas superações que vem sendo vividas ao longo de cada encontro, de cada atividade proposta, de cada ‘missão dada é missão cumprida’“, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, destacando a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para a realização do sonho de muitos pequenos. “É um projeto encantador, que certamente marcará de maneira positiva a vida de todas essas crianças”, complementa.
“Cada encontro tem momentos de muita diversão, mas em que também aproveitamos para mostrar às crianças e adolescentes a importância da disciplina, do respeito e da necessidade de perseverar em busca dos seus objetivos”, destaca o comandante do 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso, major BM Leandro Kunze.
O projeto Bombeiros do Futuro é realizado pelo 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso e pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social (Semas). Para o segundo semestre, a Turma 2026/02, as inscrições serão feitas de 20 a 24 de julho. As aulas devem começar no dia 1.º de agosto, terminando em meados de novembro.
-
Várzea Grande7 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Política7 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Polícia Federal7 dias atrásRepresentantes de movimentos populares pedem aprovação de regras sobre autogestão habitacional
-
Política7 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
