LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde representa Mato Grosso no maior congresso de suinocultura da América Latina
LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde representa Mato Grosso no maior congresso de suinocultura da América Latina
Nos dias 24 e 25 de junho, Florianópolis (SC) sediou a 5ª edição do 333 Experience Congress, um dos maiores e mais importantes eventos da suinocultura da América Latina. O congresso reuniu produtores, agroindústrias, pesquisadores, especialistas, empresas e lideranças do Brasil e do exterior para debater inovação, sanidade animal, sustentabilidade, gestão, mercado e os desafios para o futuro da produção de proteína animal.
Lucas do Rio Verde foi o único município de Mato Grosso com participação institucional no evento, reafirmando sua relevância em uma das cadeias produtivas mais estratégicas do agronegócio brasileiro. O congresso também contou com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (SEDEC), da FS Bioenergia, empresa com matriz em Lucas do Rio Verde, além de produtores de suínos de Lucas do Rio Verde e de outras regiões de Mato Grosso, demonstrando a força e a representatividade do estado no setor.
Reconhecido como um dos municípios que mais realizam abate de suínos em Mato Grosso, Lucas do Rio Verde ocupa uma posição estratégica na cadeia da proteína animal. Esse protagonismo é resultado da integração entre produção de grãos, agroindústrias, tecnologia, logística eficiente e um ambiente favorável aos investimentos, fatores que impulsionam o desenvolvimento econômico local e regional.
Representando o prefeito Miguel Vaz, o secretário municipal Welligton Souto participou da programação e das agendas institucionais do congresso, reforçando o compromisso da gestão municipal em fortalecer o relacionamento com o setor produtivo e buscar oportunidades que contribuam para o crescimento sustentável do município.
“Estar presente no maior congresso de suinocultura da América Latina é uma oportunidade estratégica para fortalecer conexões e acompanhar as tendências que irão definir o futuro da cadeia da proteína animal. Representando o prefeito Miguel Vaz, mostramos que Lucas do Rio Verde está preparado para continuar crescendo, atraindo investimentos e gerando oportunidades. Ficamos muito satisfeitos em encontrar aqui empresas parceiras, representantes do Governo do Estado, por meio da SEDEC, da FS Bioenergia e diversos produtores do nosso município e da nossa região, demonstrando que Mato Grosso está unido e cada vez mais protagonista no cenário nacional da suinocultura.”
A participação no 333 Experience Congress reforça o compromisso de Lucas do Rio Verde com a inovação, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de um setor que gera emprego, renda e valor agregado para toda a região. Mais do que acompanhar as transformações da cadeia produtiva, o município se posiciona como protagonista na construção do futuro da suinocultura brasileira.
LUCAS DO RIO VERDE
evento em Lucas do Rio Verde apresentou oportunidades para impulsionar negócios por meio da exportação
Produtores rurais, empresários e profissionais ligados à cadeia da fruticultura participaram, nesta quinta-feira (25), do encontro “Frutos de Valor: Como a Exportação pode Impulsionar seu Negócio”. O evento reuniu especialistas de instituições para apresentar estratégias, esclarecer dúvidas e demonstrar que a exportação é uma oportunidade viável para ampliar mercados e agregar valor à produção regional.
Ao longo da programação, os participantes conheceram os principais passos para acessar o mercado internacional, desde o atendimento às exigências sanitárias e de certificação até as ferramentas de inteligência de mercado e apoio internacionalização.
O encontro foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Sebrae Mato Grosso, reforçando o compromisso das instituições com o fortalecimento da fruticultura regional e a ampliação das oportunidades de mercado para produtores e empresários. A iniciativa também evidenciou o potencial da região para se consolidar como um polo de fruticultura de valor agregado.
“O município tem se destacado nos últimos anos dentro da agricultura familiar, com relação à estruturação desse segmento, vendendo em áreas de varejo, atacado, programas de aquisição de alimento, merenda escolar, mas existe um mundo lá fora, um mercado muito grande, muito valorizado, que é a exportação. É um mercado internacional na aquisição de frutas e derivados, o próprio café, castanhas, além, é claro, dos produtos agroindustrializados. Então as palestras foram voltadas à desmistificação desse processo de exportação, principalmente pensando nos produtos que são produzidos pela agricultura familiar”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
Felipe ainda destacou a participação de especialistas na área, especialmente da Associação Brasileira de Fruticultura. “Foi falado um pouquinho sobre esses processos de exportação. Tivemos também uma mesa de discussão da parte fiscalizatória, do Mapa, Indea, enfim, tudo isso buscando esse novo mercado com possibilidade aqui para o município de Lucas do Verde. Isso não foi feito aqui em Lucas por um acaso, é justamente pelo potencial que a nossa região demonstra nessa parte agrícola”, disse.
Ao longo da programação, os participantes conheceram os principais passos para acessar o mercado internacional, desde o atendimento às exigências sanitárias e de certificação até as ferramentas de inteligência de mercado e apoio à internacionalização.
O primeiro painel, “Exportação: Desafios e Possibilidades”, foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Victor Mendes, da Abrafrutas, que apresentou um panorama do mercado internacional de frutas, destacando as oportunidades para os produtores brasileiros e os requisitos exigidos por mercados como o europeu.
Na sequência, o painel “Fiscalização, Controle e Certificação” reuniu Simone Cleonice Colombo, fiscal estadual de defesa agropecuária do INDEA-MT, e Omar Roberto Silveira, auditor fiscal federal agropecuário e chefe da regional do MAPA em Sorriso. Com mediação de Guilherme Junglaus, gestor estadual de Mercado Internacional do Sebrae/MT, o debate abordou a importância da fiscalização, da rastreabilidade e das certificações para garantir a qualidade dos produtos e ampliar o acesso ao comércio exterior.
Encerrando a programação, Guilherme Junglaus apresentou o painel “Soluções para Internacionalização”, no qual destacou programas e ferramentas desenvolvidos pelo Sebrae para apoiar empresas interessadas em iniciar ou expandir suas operações no mercado internacional.
-
Política20 horas atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
