LUCAS DO RIO VERDE

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

Publicado em

LUCAS DO RIO VERDE

Na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a 2ª Celebração do Dia do Pioneiro Luverdense. O evento aconteceu no Museu Histórico e prestou uma homenagem especial às mulheres que ajudaram a construir a história do município, com destaque para as fundadoras e integrantes do Clube de Mães, criado em 1984.

“Este é um trabalho incrível, e essa comenda que entregamos tem um valor muito significativo. Hoje, buscamos homenagear as mulheres que fundaram o Clube de Mães, numa época em que Lucas ainda não era uma cidade, mas apenas uma vila. Ainda assim, essas mulheres já se preocupavam em desenvolver projetos sociais voltados à saúde e ao bem-estar dos idosos — um trabalho que segue em andamento até hoje. Isso é louvável”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo.

O Dia do Pioneiro Luverdense passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município com a sanção da Lei nº 3.820, em 16 de maio de 2025. A data, celebrada no dia 19 de junho, faz referência ao dia do Plebiscito pela Emancipação Política de Lucas do Rio Verde.

A celebração contou com música ao vivo e exposição de obras de artes plásticas produzidas pelos alunos das oficinas culturais. Na ocasião, cada uma das homenageadas recebeu a placa “Comenda Francisco Lucas de Barros de Pioneirismo”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

“Essa homenagem é muito importante e a recebo não apenas para mim, mas em dedicação a todas as mulheres que, junto comigo, por meio de escolas, entidades, organizações e igrejas, ajudaram a construir uma história de superação que orgulha a todos nós”, contou Cleci Fátima Nunes, uma das primeiras professoras da cidade.

Há 43 anos em Lucas do Rio Verde, Terezinha Colla foi uma das primeiras costureiras do município e marcou presença no evento.“Eu não esperava por essa homenagem. Estou muito feliz, foi tudo muito lindo. Adoro morar aqui. Quando cheguei, não tinha nada; a estrada de Cuiabá até aqui ainda era de chão. E hoje é essa cidade maravilhosa.”

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

Segundo a vice-presidente do Clube de Mães, Marilaide Garcia, a associação filantrópica atua até hoje oferecendo cursos de costura, bordado, crochê e entre outros. Interessadas podem participar dos encontros que ocorrem toda segunda-feira, das 14h às 17h, na sala aos fundos da Casa dos Conselhos, localizada na Av. São Paulo, 80, bairro Alvorada.

“Quando você começa algo há mais de 40 anos e vê que isso está tendo continuidade, é porque foi feito com muito carinho e conquistou credibilidade dentro do município. Fiquei muito feliz com essa homenagem. Quando nascem mulheres fortes, a sociedade se torna forte. Acredito que este foi o momento perfeito para homenagear essas mulheres que, um dia, entregaram um pouco de si à sociedade”, pontuou Loirici Dotto, integrante do Clube e cidadã luverdense há 46 anos.

Ao homenagear as fundadoras e integrantes do Clube de Mães, Lucas do Rio Verde reafirma a sua admiração e gratidão pelas mulheres que ajudaram a construir os valores que permanecem vivos na história do município: solidariedade, união e compromisso com a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei

Publicados

em

Neste final de semana, as equipes de voleibol de Lucas do Rio Verde deram um show na quadra do Ginásio Ernesto Zortea, durante a Copa Sicredi Viva Lucas de vôlei, conquistando o título de campeãs tanto no feminino quanto no masculino. A competição é uma realização da Associação Luverdense de Voleibol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e patrocínio da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT/PA.

Ao todo, sete equipes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum participaram dos jogos que encerraram neste domingo (21).

“Lucas do Rio Verde é uma cidade que respira esporte, e hoje é possível ver movimentos esportivos acontecendo nos quatro cantos do município. A Secretaria sempre está apoiando o esporte local, dando todo o suporte necessário para que o evento aconteça da melhor forma possível”, destacou o secretário adjunto da pasta, Geovanio da Silva.

“Essa competição é muito importante para estimular o voleibol entre as crianças de base. Quero aproveitar o momento para agradecer o investimento da Sicredi e o apoio do nosso prefeito Miguel Vaz e do secretário de Esporte e Lazer, André Matto”, afirmou a representante da Associação Luverdense de Voleibol e treinadora do Luverdense Vôlei LEC, Tereza Garcia.

Na disputa feminina, a equipe do Viva Lucas Vôlei levou a melhor sobre o MV Nova Mutum, venceu por 2 a 1 e garantiu o prêmio de R$ 3.500,00.

“A Copa Sicredi já vem entregando, todos os anos, um bom campeonato, no qual a gente consegue se desempenhar bastante. Nós treinamos muito para estar hoje no pódio, e o melhor de tudo é estar no pódio competindo em casa”, compartilhou a capitã, Rayza Guimarães.

Na final do masculino, o Luverdense Vôlei LEC enfrentou o time da Associação Sorriso de Voleibol e se consagrou campeão, após vencer de 2 a 0.

“Mais uma edição fantástica da Copa Sicredi. Poder jogar aqui em Lucas, perto da família e do calor da torcida luverdense é muito bom. Mais uma vez, conseguimos sair vencedores daqui. E esse apoio da Prefeitura é fundamental, porque o esporte não se restringe só às quadras, ele muda vidas, assim como mudou a minha. Tudo o que eu conquistei até aqui foi graças ao vôlei e através da Prefeitura que proporciona estrutura, moradia e alimentação e tudo o que a gente precisa para dar um show em quadra”, ressaltou o capitão do Luverdense, Saymon Breno.

A Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei reafirmou a força do voleibol em Lucas do Rio Verde, evidenciando não apenas conquistas em quadra, mas também o impacto social do esporte na formação de atletas e cidadãos.

Confira como ficou o pódio:

Feminino

1º Lugar – Viva Lucas Vôlei

2º Lugar – MV Nova Mutum

3º Lugar – Hinode

Melhor jogadora: Jessica Dos Santos – Viva Lucas

Masculino

1º lugar – Luverdense Vôlei LEC

2º lugar – Associação Sorriso de Voleibol ASV

3º lugar – Viva Lucas Master

Melhor jogador: Saymon Breno – Luverdense Vôlei

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA