Cuiabá
Vereadora destina R$ 710 mil para saúde mental e reivindica inauguração do CAPS III em Cuiabá
Cuiabá
Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão 
Na sessão desta terça-feira (02), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá para fazer um pronunciamento sobre a importância de tratar a saúde mental como prioridade de política pública.
“Saúde mental não é frescura, não é fraqueza e muito menos falta de Deus no coração. Saúde mental é saúde, como qualquer outra condição que merece tratamento adequado. Assim como não questionamos uma pessoa com cardiopatia ou diverticulite, precisamos parar de julgar quem enfrenta depressão, ansiedade ou crises de pânico”, afirmou Maysa Leão.
A vereadora lembrou que viveu pessoalmente episódios graves de depressão e síndrome do pânico, passando pelo tratamento com acompanhamento médico e psicológico. “Nunca me senti menor por isso. Não me tratei com conselhos, mas com psicoterapia e medicamentos. É assim que deve ser. Precisamos quebrar tabus e mostrar que pedir ajuda é um ato de coragem”, reforçou.
Dos R$710 mil em recursos garantidos através das emendas da parlamentar, R$ 150 mil foram destinados a cada um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital e outros R$ 260 mil para a Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), no Horto Florestal. A unidade, que realizou mais de 12,4 mil atendimentos em 2024, considerada estratégica pela vereadora.
“Não podemos permitir que espaços como a URPICS sejam desmobilizados. Conheci o seu Francisco, um idoso que perdeu a esposa após 60 anos de casamento e encontrou lá um motivo para viver. Ele disse que voltou a ter esperança e decidiu viver pelos netos. Esse é o impacto real da saúde mental bem cuidada”, destacou.
Maysa também fez um apelo pela ampliação da rede de atendimento em Cuiabá, com a inauguração do CAPS III, especializado em atendimentos de urgência e emergência psiquiátrica, além do fortalecimento do setor de psiquiatria do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
“O suicídio é prevenível. Precisamos enxergar os sinais e orientar nossos jovens, mulheres e homens a buscar ajuda. É fundamental que as unidades de saúde estejam preparadas para acolher essa demanda. Com os investimentos certos, vamos transformar a realidade da saúde mental em nossa cidade”, concluiu a parlamentar, reforçando ainda o canal de apoio do CVV – 188.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.
A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.
O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.
Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.
A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.
A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.
A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política2 dias atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Esportes4 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia Federal4 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Política2 dias atrásSessão solene marca despedida do desembargador Juvenal Pereira da Silva da magistratura
-
Polícia Federal5 dias atrásComissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásLucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei
-
Esportes4 dias atrásPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
-
Polícia Federal4 dias atrásProjeto prevê adaptação de concursos e exames para pessoas idosas
