Cuiabá

Solenidade na Câmara homenageia defensores do meio ambiente

Publicado em

Cuiabá

Mais de 100 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (29), de uma sessão solene, na Câmara Municipal de Cuiabá, em homenagem a defensores e protetores do meio ambiente. A cerimônia foi marcada pela entrega de Moções de Aplausos a entidades, pesquisadores, gestores públicos e organizações da sociedade civil que se destacam na atuação em prol da preservação ambiental na capital e região.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Dra. Mara (Podemos), que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho daqueles que atuam diariamente na proteção dos recursos naturais.

“A defesa do meio ambiente é uma das lutas mais urgentes da atualidade. Reconhecer quem está na linha de frente dessa causa é valorizar o futuro das próximas gerações”, destacou a parlamentar.

A solenidade contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio de seus coordenadores de Meio Ambiente da Superintendência do IBAMA de instituições ligadas à conservação do Pantanal além de lideranças comunitárias de Cuiabá Porto Carreiro, secretário&nbsp Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá. Também marcaram presença ONGs ambientalistas, professores, estudantes e moradores da região.

Desafios&nbsp

Durante a sessão, os homenageados destacaram a necessidade de articulação entre o poder público, a comunidade acadêmica, a sociedade civil organizada e os órgãos de fiscalização para enfrentar os crescentes desafios ambientais. Entre os principais temas abordados estiveram o avanço do desmatamento, as queimadas e os impactos das mudanças climáticas, especialmente nos biomas Pantanal e Cerrado.

Também foram ressaltadas a importância da educação ambiental, do engajamento comunitário e da implementação de políticas públicas efetivas que garantam a conservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais.

Compromisso institucional

Ao final da cerimônia, a parlamentar reforçou seu compromisso com as causas socioambientais e destacou que a entrega das homenagens vai além de um gesto simbólico — representa o reconhecimento público e institucional da relevância do trabalho realizado pelos defensores do meio ambiente em Cuiabá e em todo o estado.

A vereadora&nbsp agradeceu a presença de todos os participantes e reafirmou que continuará trabalhando para fortalecer a pauta ambiental no Legislativo municipal.

“Seguiremos com diálogo aberto e apoio constante às iniciativas que colocam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente no centro das políticas públicas”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA