Cuiabá
Servidores da saúde desenvolvem atividades para preservar saúde mental
Cuiabá
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta terça-feira (16) uma roda de conversas para trabalhar a saúde mental dos profissionais que atuam no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. A ação faz parte do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. O evento, realizado no auditório do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, contou com a participação da secretária de Saúde, Daniella Carmona. Uma nova roda de conversa está marcada para as 14h desta quarta-feira (17).
Médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos participaram da atividade “Teia da Solidariedade”, na qual os participantes formaram um círculo, seguraram um novelo de barbante, lançaram-no uns aos outros e, a cada jogada, compartilharam uma mensagem de apoio ou agradecimento, construindo uma rede de conexão e valorização da vida.
“É uma atividade em que trabalhamos a saúde mental dos profissionais. São trabalhadores que se dedicam diariamente a cuidar da saúde de terceiros e, em determinados momentos, é importante esse olhar para dentro. Saber que cada profissional tem apoio para se manter saudável mentalmente”, comenta a diretora administrativa, Marlucia Pereira de Souza.
A enfermeira Graziela Mozer, uma das responsáveis pela segurança do trabalho, também valorizou a iniciativa vinculada ao Setembro Amarelo. “É uma dinâmica de apresentação e conhecimento do outro. Cada profissional da saúde tem uma jornada de trabalho e dedicação intensa. Por isso, é necessário o momento de cuidar de nós, de olhar para cada um com a sensibilidade necessária.”
O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá conta com 1.111 servidores. Os interessados em cuidar da saúde mental têm à disposição atendimento psicológico diariamente. Basta entrar em contato com o setor de Segurança do Trabalho.
#PraCegoVer
A foto mostra uma mão segurando um fio de barbante, em alusão à “teia da solidariedade”. Ao fundo, é possível ver uma roda de servidores públicos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá ultrapassa 16 mil lâmpadas de LED instaladas; João Bosco Pinheiro recebe nova etapa do Ilumina Mais
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ultrapassou a marca de 16 mil lâmpadas de LED instaladas na capital com mais uma etapa do Programa Ilumina Mais. As equipes iniciaram, nesta segunda-feira, a modernização da iluminação pública do Residencial João Bosco Pinheiro, na região norte da cidade, onde 217 luminárias de vapor metálico serão substituídas por equipamentos de LED, contemplando todas as ruas do bairro. A ação conta com o apoio do Programa MT Iluminado, do Governo de Mato Grosso. 22 de junho de 2026.
Desde o início do programa, em outubro de 2025, a Prefeitura tem ampliado a modernização da iluminação pública em diferentes regiões da capital. Além do João Bosco Pinheiro, bairros como Morada da Serra, Pedra 90, Tijucal, Alvorada, Passaredo, Altos do Coxipó, São Francisco, Bela Vista, Lagoa Azul, Jardim dos Ipês, Residencial São Carlos e Jardim Eldorado já foram contemplados. Muitos deles já contam com 100% da iluminação em LED.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a modernização da iluminação pública representa um investimento que vai além da substituição de equipamentos, promovendo mais segurança, economia e qualidade de vida para a população.
“Ultrapassar a marca de 16 mil luminárias de LED instaladas demonstra o compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini com uma cidade mais moderna, eficiente e segura. A tecnologia LED melhora a iluminação das vias públicas, reduz o consumo de energia, diminui os custos de manutenção e proporciona mais tranquilidade para quem circula pelos bairros. Agora, o João Bosco Pinheiro também passa a integrar esse grande projeto de transformação da iluminação pública de Cuiabá”, afirmou.
Os resultados da modernização já refletem diretamente na eficiência da gestão pública. A redução de 396.525 watts na carga instalada representa uma economia aproximada de R$ 1 milhão por ano, o equivalente a cerca de R$ 83 mil por mês, somente nesta fase inicial do programa.
O Programa MT Iluminado prevê o fornecimento das luminárias pelo Governo de Mato Grosso, enquanto a Prefeitura de Cuiabá é responsável pela elaboração dos projetos técnicos, apresentação da documentação necessária e execução dos serviços de instalação.
Para garantir segurança e eficiência durante os trabalhos, as equipes da Limpurb atuam com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama. Os serviços são realizados nos períodos diurno e noturno, permitindo maior agilidade na modernização da iluminação pública em toda a capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Várzea Grande5 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes6 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias atrásMbappé brilha, quebra recordes e comanda vitória da França na estreia da Copa
-
Esportes7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Política5 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
