Cuiabá
Ranalli cobra obras em período noturno e rotas extras na Avenida do CPA
Cuiabá
O sufoco diário na avenida Historiador Rubens de Mendonça, a conhecida avenida do CPA, em Cuiabá, virou alvo de cobrança oficial. O vereador Rafael Ranalli (PL) protocolou um ofício pedindo que o prefeito Abilio Brunini (PL) pressione o governo a adotar medidas imediatas para reduzir os impactos das obras do BRT (Bus Rapid Transit). Entre as ações sugeridas estão a abertura de cruzamentos e vias paralelas, a criação de um turno noturno de trabalho e a divulgação de um cronograma detalhado do andamento das intervenções.
A cobrança acontece em meio a um cenário de “caos” no trânsito. Motoristas relatam que a avenida permanece constantemente congestionada nos dois sentidos, com engarrafamentos que chegam a durar até três horas. No plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, Ranalli reforçou a crítica. “Quero fazer a defesa do cidadão cuiabano que usa a avenida do CPA, que está impossível. Está entupido tanto para subir quanto para descer. Ano que vem, Mauro Mendes é candidato ao Senado Federal, mas antes disso, precisa arrumar a avenida do CPA. Abra as interseções para dar vazão aos carros ou passe para a Secretaria Mobilidade Urbana. Não tem condições de o cidadão sair de casa e demorar duas ou três horas para chegar ao trabalho”.
O pedido vem acompanhado de dados que “escancaram” o impacto econômico. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá, desde o início das obras, as vendas no comércio da região caíram, em média, 36%, e cerca de 20% dos trabalhadores foram demitidos. Para Ranalli, liberar interseções e acelerar o cronograma pode aliviar o trânsito e evitar que a crise se agrave ainda mais.
Cuiabá
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política7 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Polícia Federal7 dias atrásRepresentantes de movimentos populares pedem aprovação de regras sobre autogestão habitacional
-
Política7 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
