Cuiabá
Primeira-dama participa da entrega de óculos a meninas do Programa Siminina
Cuiabá
Em mais uma ação voltada ao cuidado das meninas atendidas pelo Programa Siminina, a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, participou da entrega de 17 óculos gratuitos a alunas das unidades dos bairros Jardim Renascer, Três Barras e Novo Paraíso 2. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o projeto Diniz Social e o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama.
Ao todo, 50 Simininas participaram da ação, passando por avaliação oftalmológica com os profissionais Dr. Marcel Leão, Dra. Michelly Barros e José Sardinha, parceiros das Óticas Diniz da região central de Cuiabá. Após os exames, foram identificadas 17 meninas com necessidade de uso de lentes corretivas, que receberam gratuitamente os óculos por meio do projeto Diniz Social.
Durante a entrega, a primeira-dama Samantha Iris agradeceu ao projeto Diniz Social e também ao empresário Robson Hebert, que entregou presentes do Planet Park. Ela classificou a ação social como uma grande inspiração tanto para aqueles que querem ajudar quanto para as meninas. “Eu fico muito feliz por cada presente dado às meninas. Agradeço a vocês por essas oportunidades oferecidas a elas. Que aproveitem esse presente e saibam que o carinho e as oportunidades que recebem hoje podem inspirá-las, no futuro, a também ajudar outras pessoas”, destacou a primeira-dama.
Os proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, explicaram que a doação faz parte do Diniz Social, projeto nacional da franquia que, em 2025, chega à nona edição e já beneficiou mais de 100 mil crianças em todo o país.
“Convidei Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, para fazer parte do Diniz Social, contemplando-as com esses óculos, porque uma ação não é importante somente para quem recebe, mas também para quem faz. Cresci ouvindo minha avó dizer que uma andorinha só não faz verão, mas, se cada um fizer um pouquinho, o mundo pode ficar melhor. Às vezes, um simples gesto, como levar uma criança ao parque ou ao teatro, já transforma uma vida. E poder contribuir com isso é muito gratificante”, afirmou Thiago.
Nadja Helaine explicou que as Simininas inicialmente passaram pela consulta médica e, após essa etapa, realizaram a escolha da armação e a medição necessária para a confecção das lentes pela loja. “Quando as lentes ficam prontas, elas retornam para buscar os óculos já montados”, detalhou.
A mãe de uma das beneficiadas, Sabrina Ramos Nascimento, contou que a filha, Melyssa Vitória de Matos, de 7 anos, aluna da unidade do Novo Paraíso, foi diagnosticada com problema de visão durante as atividades do programa. “Desde o primeiro momento, o pessoal do Siminina me deu todo o apoio. Assim que perceberam a dificuldade da Melyssa, já a incluíram no projeto, fizeram a consulta e providenciaram os óculos. Tenho certeza de que isso vai melhorar muito o aprendizado e a educação dela. Sou muito grata por todo o cuidado e atenção que tiveram com a minha filha”, afirmou emocionada.
O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, atende atualmente 1.149 meninas com idades entre 6 e 14 anos, em 16 unidades distribuídas pela cidade. O projeto oferece atividades socioeducativas, balé, fanfarra e reforço escolar.
#PraCegoVer
A imagem mostra a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, ao lado dos proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, junto às Simininas contempladas com exames, óculos e presentes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Entretenimento6 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
