Cuiabá
Cuiabá oferta mais de 2,5 mil exames e ações de conscientização no Outubro Rosa
Cuiabá
Com o aumento da oferta de exames voltados à prevenção e aos cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta quarta-feira (1º) a programação do Outubro Rosa 2025, com diversas ações que se estenderão durante todo o mês. A programação inclui também ações de vacinação e cuidados especializados, unindo esforços da Atenção Primária e da Rede de Atenção Integral.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, neste mês de outubro serão disponibilizados 1.051 exames adicionais só de mamografia, além da oferta mensal habitual. Ao todo, serão ofertados 2.561 exames a mais, entre mamografias, ressonâncias de mama, ultrassonografias para detecção precoce e ultrassonografias transvaginais.
“A demanda por atendimentos é constante e tende a aumentar neste período. Durante o mês de conscientização, as mulheres ficam mais sensibilizadas e procuram com mais frequência os serviços de saúde. É comum que os médicos ampliem as solicitações de exames de mamografia, que são realizados por meio da Central de Regulação. Disponibilizamos mais exames no Hospital São Benedito, no Pronto-Socorro e nas unidades prestadoras contratualizadas, de segunda a sábado”, afirmou a secretária.
No dia 18 de outubro, será realizada uma grande mobilização com a oferta de exames de Papanicolau (CCO), solicitação de mamografias e práticas integrativas voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Simultaneamente, ocorrerá o “Dia D” de vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na atualização da caderneta vacinal. “É uma data em que todas as unidades de saúde da família estarão de portas abertas, atendendo mulheres para a realização do exame de Papanicolau, além de intensificar a vacinação para a atualização das cadernetas de todas as crianças. As unidades funcionarão durante todo o dia, até as 17 horas, promovendo uma grande mobilização na área da saúde”, destacou a secretária.
Danielle Carmona enfatizou que o atendimento é contínuo na rede municipal. No entanto, neste mês de conscientização, as ações ocorrerão em dias específicos para chamar a atenção da população. “Além da oferta de exames, teremos diversas capacitações que abordarão a importância do cuidado, especialmente no que se refere à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, reforçou.
Ainda dentro das ações voltadas à saúde da mulher, ao longo de todo o mês, equipes multiprofissionais desenvolverão atividades nas recém-criadas Salas Acolher + Saúde, que oferecem apoio e orientação às mulheres em situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e o cuidado integral. As salas estão localizadas nas USFs dos bairros: CPA IV (região Norte), Jockey Club (região Sul), Grande Terceiro (região Leste) e Ribeirão da Ponte (região Oeste).
Saúde e Bem-Estar
A secretária Danielle Carmona destacou ainda que a programação inclui atividades especiais em parceria com o CETEM [Centro de Ensino Técnico Mato-grossense] e o CEM [Centro de Especialidades Médicas], nos dias 16 e 18 de outubro.
No dia 16, às 7h, será realizada uma palestra orientativa e expositiva sobre prevenção, autocuidado, diagnóstico precoce e tratamento, no CEM do Centro. Já no CEM do Coxipó, no dia 18, das 8h às 16h, haverá palestras, rodas de conversa, massagens relaxantes, consultas com ginecologista e um mutirão de planejamento familiar.
“Faremos um grande movimento de atendimento para as mulheres que desejam realizar o planejamento familiar. Nossa equipe estará disponível para oferecer orientações e solicitar os exames necessários para aquelas que quiserem iniciar os procedimentos para evitar a gravidez”, explicou Carmona.
Capacitação em Saúde Bucal
A programação do Outubro Rosa 2025 também inclui capacitações voltadas aos profissionais da área de saúde. De acordo com a secretária, a capacitação em saúde bucal é voltada aos próprios servidores, que terão palestras e orientações sobre o autocuidado. “Os servidores serão orientados quanto ao autocuidado e, na detecção de lesões suspeitas, deverão procurar as unidades de saúde bucal para avaliação e tratamento”, afirmou Danielle Carmona.
A qualificação inclui uma palestra , ministrada pela doutora em Oncologia Draklê Modesto, com foco nos cuidados com a saúde bucal de mulheres com câncer de mama e de colo do útero, bem como no atendimento integral às pacientes oncológicas. A qualificação será realizada no dia 15 de outubro, às 8h30, no auditório do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), com organização da equipe MT Mamma, especializada em saúde bucal.
#PraCegoVer
A foto mostra uma ação do Outubro Rosa realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Política7 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Polícia Federal7 dias atrásRepresentantes de movimentos populares pedem aprovação de regras sobre autogestão habitacional
-
Política7 dias atrásPoder Judiciário de Mato Grosso funcionará em horário especial nesta sexta-feira (19)
