Cuiabá
Cuiabá adere aos cursos da “Escola On, Violência Off”; saiba como se inscrever
Cuiabá
Os professores e técnicos da educação da rede pública de Cuiabá têm a oportunidade de participar do projeto “Escola On, Violências Off”, que aposta na educação para a segurança online de meninas. Para se inscrever, é necessário clicar AQUI e preencher corretamente o formulário.
Este curso aborda as violências que afetam as meninas, especialmente no contexto digital. O conteúdo inclui os tipos de violência mais comuns, as leis brasileiras aplicáveis e estratégias de prevenção através da educação e acolhimento humanizado.
Também explora o papel da escola como rede de proteção e como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pode promover uma educação livre de violências, com materiais acessíveis e inclusivos.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, incentiva à participação dos educadores, ressaltando à imprescindibilidade do tema de proteção às crianças e adolescentes para a formação de uma sociedade mais justa, consciente e amparada nos princípios de respeito e amor ao próximo. “Com a educação se alcança métodos de prevenção eficientes para proteger nossas crianças e garantir a elas um futuro de prosperidade”, afirma.
Segue abaixo o conteúdo programático:
– Módulo 1 – Conhecendo as violências contra meninas e mulheres
– Módulo 2 – Violências contra meninas facilitadas pela tecnologia
– Módulo 3 – Juventudes e cultura digital: comportamentos nas redes e os impactos das violências
– Módulo 4 – Comunidades escolares no enfrentamento das violências contra meninas
– Módulo 5 – A educação como ferramenta para prevenção de violências
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá convoca médicos e engenheiro civil para reforçar rede municipal de Saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou na edição suplementar da Gazeta Municipal desta sexta-feira (19) dois editais de convocação de candidatos aprovados em processos seletivos simplificados para reforçar a estrutura da rede pública de saúde da capital.
Ao todo, foram convocados cinco médicos clínicos gerais para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) e um engenheiro civil, profissional que irá contribuir com as demandas de infraestrutura, manutenção e execução de obras nas unidades de saúde do município.
Os médicos convocados fazem parte do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SMS, destinado à contratação temporária e formação de cadastro de reserva. Já o engenheiro civil integra o cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado nº 003/2025/SMS.
Os candidatos deverão apresentar a documentação exigida a partir da próxima segunda-feira (22), por meio do Protocolo Virtual (SIGED) da Secretaria Municipal de Saúde ou presencialmente na Diretoria de Gestão de Pessoas da pasta. O prazo para entrega da documentação é de 15 dias.
Após a apresentação e validação dos documentos, os convocados terão até 48 horas para se apresentar na unidade designada e iniciar as atividades. O não cumprimento dos prazos implicará eliminação do processo seletivo, permitindo a convocação dos candidatos subsequentes, conforme a necessidade da administração municipal.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que as convocações fazem parte do planejamento da gestão para fortalecer a assistência prestada à população.
“Estamos trabalhando para recompor nossas equipes e garantir uma rede cada vez mais estruturada, tanto na assistência direta à população quanto na manutenção e ampliação da infraestrutura das unidades de saúde. Essas convocações representam mais um passo no compromisso da gestão em oferecer um atendimento de qualidade aos cuiabanos”, afirmou a secretária.
Os editais completos, contendo a relação dos convocados e a lista de documentos exigidos, estão disponíveis na edição suplementar da Gazeta Municipal publicada nesta sexta-feira (19).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes5 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Várzea Grande4 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes5 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásMbappé brilha, quebra recordes e comanda vitória da França na estreia da Copa
-
Esportes6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Política5 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade recebe filósofo Silvio Gallo na sexta-feira (19)
