Cuiabá
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental, realizada em Tangará da Serra.
A formação teve início na segunda-feira (23), totalizou três dias de atividades presenciais e carga horária de 30 horas, capacitando as equipes técnicas para ampliar a atuação do município nas ações de gestão ambiental.
Promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), a capacitação habilita técnicos municipais para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao licenciamento ambiental, monitoramento, fiscalização e educação ambiental.
No curso, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a Lei Complementar nº 140/2011, que define a cooperação entre União, estados e municípios nas ações administrativas ambientais, além das diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 74/2025 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema-MT), que regulamenta a descentralização da gestão ambiental em Mato Grosso.
A qualificação também abordou procedimentos técnicos, atualização da legislação ambiental e padronização das atividades desenvolvidas pelos municípios.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política2 dias atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Esportes4 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia Federal4 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Polícia Federal4 dias atrásProjeto prevê adaptação de concursos e exames para pessoas idosas
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
-
Polícia Federal5 dias atrásComissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
