Cuiabá

Câmara aprova premiação aos profissionais da educação

Publicado em

Cuiabá

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 

Com 23 votos favoráveis, os vereadores aprovaram, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Cuiabá, o projeto de lei de autoria do Executivo que garante o Prêmio de Valorização dos Profissionais da Educação, denominado de “Pix do Dia do Professor.” Ao todo, 8.903 profissionais da educação serão beneficiados, sendo 2.986 professores e 5.917 técnicos. 

Na proposta, apreciada em plenário, o objetivo é premiar servidores da educação que contribuem diariamente para a formação das crianças e jovens cuiabanos. A iniciativa faz referência ao Dia do Professor, comemorado anualmente em 15 de outubro.

A medida institui o “Prêmio de Valorização dos Profissionais da Educação”, de caráter indenizatório e eventual, a ser pago anualmente conforme a disponibilidade orçamentária. A premiação prevê o pagamento em parcela única no mês de outubro, no valor de R$ 200,00 para professores e técnicos em desenvolvimento infantil (TDI), e de R$ 100,00 para os demais profissionais da educação.

Sobre o impacto financeiro gerado, no relatório enviado para apreciação dos vereadores foi apontado um orçamento anual de mais de R$ 1,3 milhão. Já o impacto acumulado nos próximos três anos será mais de R$ 4 milhões.

O prefeito Abilio Brunini (PL) compareceu à sessão e se manifestou na tribuna. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou que a valorização dos profissionais faz parte dos investimentos obrigatórios de 25% da receita municipal destinados ao setor. Segundo ele, a gestão tem buscado aplicar esses recursos de forma ampla, tanto na valorização dos servidores quanto em iniciativas pedagógicas. 

“A valorização profissional é um dos instrumentos que nós podemos aplicar na educação. Também estamos investindo na compra de livros, queremos que cada criança tenha uma biblioteca em casa, com obras atemporais, que possam ser lidas e passadas de geração em geração”, afirmou ele. 

Abílio explicou ainda que o prêmio conhecido como “Pix do Dia do Professor” está dentro da capacidade orçamentária dos cofres públicos e é uma decisão de gestão, sem necessidade de negociação com entidades de classe.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA