Cuiabá
Alunos de Cuiabá têm desenhos e redações publicados em livro
Cuiabá
Trinta e dois alunos das escolas públicas de Cuiabá, com idades de 8 a 11 anos, tiveram desenhos e redações relacionadas à alimentação saudável publicadas em um livro intitulado “Saber + Sabor”.
Trata-se de um desdobramento de um projeto da Secretaria Municipal de Educação, vinculada à Prefeitura de Cuiabá, com os projetos sociais “+Saber Copa Energia” e “Horizonte Educação e Comunicação”, desenvolvido no primeiro semestre deste ano.
Na tarde desta segunda-feira (8), houve o lançamento do livro no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes. Cada criança recebeu um certificado pelos trabalhos escolares.
No evento, os 32 estudantes autografaram os livros com dedicatórias aos pais e avós. O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressaltou a importância do projeto “Saber+Sabor”, debatendo o tema da alimentação saudável nas escolas com o incentivo à arte e à redação. “Esse é um projeto feito para garantir qualidade de vida às crianças e às famílias, levando conhecimentos a respeito da alimentação saudável que servirão para toda a vida”.
A pedagoga Eliude Corrêa é mãe da estudante de 11 anos, Holly Milca Corrêa dos Santos, matriculada na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Rafael Rueda, no bairro Três Barras, uma das estudantes selecionadas pelo projeto “Saber+Sabor”. Ela elogia a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em patrocinar o debate da alimentação saudável nas escolas.
“Fiquei muito feliz de ver minha filha tendo sua capacidade de escrita reconhecida pela escola. Ainda mais em um projeto com um tema tão relevante como este, que é a alimentação saudável”.
A bacharel em Química, Luciene Maria da Silva, é mãe da estudante Yasmin Vitória, de 10 anos, matriculada na escola Tereza Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. A estudante também teve desenhos e redação incluídos no livro pela criatividade na abordagem do tema alimentação saudável, o que foi motivo de orgulho para a mãe.
“É muito gratificante porque as crianças passam a ter uma visão diferente do que é alimentação saudável. É uma lição importante que serve para a vida”.
A coordenadora do projeto “Saber+Sabor”, servidora pública Cleudivânia Jeremias Ferreira, explica como funcionou o processo de escolha dos alunos. “Foi trabalhado nas escolas o tema alimentação saudável. A partir disso, houve a produção de uma redação e desenhos a respeito do que as crianças nas faixas etárias de 8 a 11 anos entendiam do tema. É uma honra ver a conclusão deste projeto”.
No final do evento, pais e estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma aula com uma nutricionista sobre como produzir alimentos saudáveis. Houve também uma feira de exposição de produtos orgânicos produzidos na agricultura familiar.
Cuiabá
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Várzea Grande5 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes5 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásMbappé brilha, quebra recordes e comanda vitória da França na estreia da Copa
-
Esportes6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Entretenimento3 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
