Cuiabá

Alegria e vitalidade marcam o Mês do Idoso no CCI Padre Firmo

Publicado em

Cuiabá

No salão do CCI Padre Firmo, o riso largo de Rosana Glória Costa, 65 anos, se mistura ao entusiasmo de dona Iracema, 82. Entre passos de dança e histórias de vida, elas dão o tom da celebração do Mês do Idoso em Cuiabá. “Disposição não falta. A gente faz hidroginástica, participa do baile, das oficinas… tudo que tem, a gente aproveita”, garante Rosana, frequentadora há três anos do centro. Dona Iracema completa com serenidade e brilho nos olhos: “Aqui, a gente vive. Não é só passar o tempo, é aproveitar cada momento”.

Mais de 150 idosos participaram da programação especial no CCI Padre Firmo, que reuniu baile, hidroginástica, oficina de macramê, ginástica laboral, lanche e muita confraternização. O encontro, na manhã desta quarta-feira (1º), marcado por música e movimento, reafirmou a importância de espaços voltados à convivência e ao fortalecimento de vínculos para a terceira idade.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou o valor dessas iniciativas. “É fundamental cuidar das pessoas idosas e oferecer locais como os CCIs, onde elas possam confraternizar, criar amizades e laços afetivos. São espaços que promovem acolhimento, inclusão e alegria”, afirmou.

A Prefeitura de Cuiabá tem reforçado políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo. Por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, 250 idosos já estão matriculados em diferentes modalidades, nas escolinhas e no projeto Escola na Comunidade, que abre as quadras de escolas municipais no contraturno escolar. São atividades que vão além do exercício físico: funcionam como instrumentos de saúde, integração e autoestima.

Outras ações reforçam esse compromisso, como o projeto de terapia com cães no Abrigo Bom Jesus, a futura transformação da antiga Escola Maria Eliza Bocaiúva em centro de convivência para idosos e adolescentes, e a manutenção de quatro CCIs que oferecem oficinas, fisioterapia, rodas de conversa e atividades em piscinas aquecidas.

No ritmo da dança e no sorriso de quem carrega décadas de experiência, Rosana e dona Iracema são prova viva de que a idade é apenas um detalhe quando o que sobra é disposição para viver.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.

A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.

A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.

Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA