Agricultura

Verdades e mentiras sobre a Reforma Tributária em vigor, que afetam diretamente o produtor rural

Publicado em

Agricultura

A chegada de 2026 marca o início da fase de transição da Reforma Tributária sobre o consumo no Brasil. No campo, porém, o debate tem sido contaminado por informações incorretas, exageros e interpretações que não encontram respaldo no texto aprovado pelo Congresso. Para o produtor rural, separar fato de boato será decisivo para evitar erros de enquadramento e decisões precipitadas.

O que É VERDADE

A Reforma Tributária foi promulgada e entra em fase de testes em 2026. Durante esse ano, as notas fiscais passam a trazer campos específicos para os novos tributos — a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal. Haverá uma alíquota simbólica de 1%, apenas para validação de sistemas, sem recolhimento efetivo.

A cobrança real começa de forma escalonada: a CBS passa a valer em 2027; o IBS começa a ser implementado gradualmente a partir de 2029; e o novo sistema só estará completamente em vigor em 2033, com a extinção total de ICMS e ISS.

Também é verdadeiro que a reforma muda profundamente a lógica da tributação, tornando o planejamento fiscal uma peça central da gestão rural. A escolha entre atuar como pessoa física ou pessoa jurídica passa a ter impacto direto na competitividade, no aproveitamento de créditos e no custo efetivo da produção.

O que NÃO É VERDADE

Não é verdade que o produtor rural será obrigado a ter CNPJ a partir de 2026. A Reforma Tributária não extingue o produtor pessoa física, não substitui o CPF e não impõe uma “formalização nacional obrigatória”. O produtor poderá continuar operando como pessoa física, inclusive emitindo nota fiscal, conforme as regras estaduais já existentes.

Também não existe na lei a criação de um “CNPJ alfanumérico obrigatório que substitui a Inscrição Estadual”. O CNPJ alfanumérico foi adotado apenas por esgotamento do formato numérico e se aplica a novos registros, sem relação direta com a Reforma Tributária e sem eliminar a competência dos estados sobre o cadastro do produtor rural.

É falso, ainda, afirmar que produtores com faturamento acima de R$ 3,6 milhões passam a ser “obrigatoriamente contribuintes” do IBS e da CBS. Não há limite de faturamento na Reforma Tributária que imponha mudança de regime. IBS e CBS incidem sobre operações, não sobre o tamanho do produtor. Esse valor está ligado a regras do Simples Nacional, não ao novo sistema tributário.

PF ou PJ: não é obrigação, é escolha econômica

A reforma não obriga o produtor a virar pessoa jurídica, mas torna essa decisão estratégica. Em muitas cadeias produtivas, operar como pessoa física pode significar perda de créditos tributários e aumento do custo efetivo. Em outras, a manutenção como PF pode continuar sendo viável. A resposta não será uniforme — dependerá da atividade, da cadeia, do volume de insumos e do perfil de comercialização.

O que muda é que errar nessa escolha passa a custar mais caro.

MEI Rural não existe

Outro ponto que gera confusão é o chamado “MEI Rural”. Essa categoria não existe na legislação. Há apenas a possibilidade de MEI com CNAEs específicos ligados ao campo, com limite de faturamento de R$ 81 mil por ano e restrições severas. Para a ampla maioria dos produtores rurais, essa opção é inadequada e, em muitos casos, prejudicial, inclusive do ponto de vista previdenciário.

Sucessão e ITCMD: atenção, mas sem alarmismo

A Reforma Tributária do consumo não altera diretamente o ITCMD, imposto estadual sobre herança e doação. No entanto, decisões recentes do Supremo Tribunal Federal autorizam alíquotas progressivas, o que pode levar estados a elevarem a tributação no futuro. Percentuais elevados, como 16%, não são automáticos nem nacionais, mas o risco reforça a necessidade de planejamento sucessório.

2026 é o ano da preparação, não da cobrança

Para o produtor rural, a principal mensagem é objetiva: 2026 não é o ano do imposto novo, é o ano da decisão inteligente. Quem usar esse período para revisar enquadramento, simular cenários e ajustar sistemas entrará no novo modelo com vantagem competitiva. Quem agir com base em boatos pode assumir custos desnecessários e comprometer o resultado da atividade.

A nova safra fiscal exige menos pânico e mais informação. No campo, como sempre, planejamento segue sendo o insumo mais barato — e o mais valioso.

Resumindo:

  • ✅ Produtor rural NÃO é obrigado a ter CNPJ em 2026

  • ✅ CPF continua válido para produtor pessoa física

  • ✅ Não existe “CNPJ alfanumérico obrigatório do produtor rural” na reforma

  • ✅ Não há limite de faturamento que obrigue PF a virar PJ

  • ✅ IBS e CBS não serão cobrados em 2026 (ano-teste, sem pagamento)

  • ✅ MEI Rural NÃO existe na legislação

  • ✅ ITCMD não foi alterado pela Reforma do consumo

  • ✅ Cobrança real só começa em 2027 (CBS) e 2029 (IBS)

Fonte: Pensar Agro

;

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agricultura

Nova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento

Publicados

em

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) projeta ampliar de 299 para 330 o número de integrantes na Câmara dos Deputados na legislatura que começa em 2027. A estimativa, apresentada pelo presidente da frente, deputado Pedro Lupion, representa crescimento de 10,4%. A agenda para o novo mandato terá como prioridades ampliar o acesso ao crédito rural e dar previsibilidade ao financiamento da produção.

A composição reúne experiência nas duas Casas. Dos atuais 299 integrantes da FPA na Câmara dos Deputados, 176 foram reeleitos. Outros 17 deputados conquistaram vagas no Senado. Entre os senadores ligados à frente, seis obtiveram novo mandato e um foi eleito deputado federal. A entidade também informa que 17 senadores estão em meio de mandato.

O total de 200 corresponde aos integrantes da atual frente que obtiveram novos mandatos no Congresso. A composição definitiva da FPA na próxima legislatura dependerá também da adesão de outros parlamentares. O balanço eleitoral, portanto, indica a continuidade de sua atuação, sem estabelecer o número final de participantes.

A expectativa para o novo período legislativo é transformar essas propostas em instrumentos que cheguem às propriedades. O avanço dependerá da construção de acordos no Congresso e da articulação com o Executivo, os agentes financeiros e as organizações de produtores.

Para Isan Rezende (foto), presidente do Instituto do Agronegócio (IA) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (Feagro-MT), com a ampliação da força política há uma oportunidade de se construir uma agenda de longo prazo para o campo. “A presença de mais parlamentares que conhecem a produção rural pode ajudar a transformar as necessidades das propriedades em soluções concretas. Esperamos um diálogo aberto, com decisões técnicas e atenção aos produtores de todos os portes”.

“Um crédito que chega no momento certo, acompanhado de seguro e de regras estáveis, dá ao produtor condições para investir. Podemos avançar em armazenagem, irrigação e tecnologia quando existe segurança para planejar. Um Plano Safra com horizonte de vários anos pode contribuir para esse ambiente e melhorar a aplicação dos recursos”, diz Isan.

“Também vejo com otimismo a possibilidade de aproximar o Congresso das cooperativas, das entidades e dos profissionais que acompanham o trabalho nas propriedades. Essa troca permite identificar prioridades e construir soluções viáveis. O objetivo comum deve ser ampliar a produtividade, fortalecer a renda no campo e gerar oportunidades nas regiões produtoras”, concluiu o presidente do IA.

Para o produtor, a agenda anunciada concentra-se em condições para financiar a safra e preservar a capacidade de investimento. O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, apontou a renegociação de dívidas e os obstáculos à contratação de crédito como temas que permanecerão nas negociações com o próximo governo.

Uma das propostas é dar ao Plano Safra um horizonte de vários anos. O planejamento plurianual permitiria sinalizar recursos e prioridades com antecedência, aproximando a política agrícola do tempo necessário para investir em máquinas, armazenagem e irrigação. A mudança ainda depende de discussão e aprovação; não constitui uma regra já definida para 2027.

Essa orientação também integra as propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que defende previsibilidade orçamentária, fortalecimento do seguro rural e instrumentos de apoio à saúde financeira do produtor. A entidade propõe ampliar o financiamento privado e melhorar as condições de acesso aos recursos, incluindo garantias e redução da burocracia.

Fonte: Pensar Agro

;

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA