Cuiabá
CCI Maria Ignês promove baile semanal para idosos nesta sexta-feira
Cuiabá
Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Ignês, localizado no CPA III, Setor II, participam nesta sexta-feira (12) do tradicional Baile Semanal, realizado das 8h30 às 10h30, na sede da unidade.
A iniciativa promove momentos de lazer, integração social e fortalecimento dos vínculos afetivos entre os participantes e integra o calendário de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.
Ao longo desta semana, o CCI Maria Ignês realizou uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento físico, social e educativo dos idosos. Entre as ações promovidas estiveram aulas de ginástica, encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e palestras ministradas pelo o delegado titular da Delegacia do Idoso, Marcos Veloso, sobre a violência contra a pessoa idosa, tema de grande relevância para a conscientização e proteção desse público.
As demais unidades da rede municipal de convivência também mantiveram uma programação diversificada. No CCI João Guerreiro, os participantes realizaram atividades de ginástica no pátio e participaram de uma roda de conversa conduzida por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com temas voltados à educação e à promoção da saúde.
Já no CCI Padre Firmo, a programação incluiu rodas de conversa conduzidas pela técnica Claudineide em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, além de ações de educação em saúde desenvolvidas por estagiários do curso de Medicina da UFMT e atividades voltadas à pessoa idosa promovidas por acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
No CCI Aideê Pereira do Nascimento, os idosos participaram de uma ampla variedade de oficinas e atividades, como ginástica voltada para ritmos, mobilidade e equilíbrio, apresentações de siriri, coral, inclusão digital, sarau literário, jogos de mesa, aulas de crochê, artesanato e baile. As ações reforçam o compromisso da rede municipal com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Mato Grosso6 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento5 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
-
Rondonópolis6 dias atrásReforma do Hospital da Lions segue com intervenções em diferentes setores
