Sorriso

Grupo de trabalho elabora Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Sorriso

Publicado em

Sorriso

Segundo encontro entre as secretarias de Cultura e Educação debate estratégias para fomentar o acesso à leitura

Representantes das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação realizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 03 de junho, o segundo encontro do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) de Sorriso. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Educação e reuniu servidores e técnicos envolvidos na construção do documento que irá nortear as políticas públicas voltadas ao setor pelos próximos dez anos.

Durante o encontro, o grupo tratou das definições de metas, estratégias e ações que irão compor o plano.

A proposta está estruturada em quatro eixos estratégicos. O primeiro trata da democratização do acesso, prevendo a modernização das bibliotecas públicas e escolares, com melhorias na infraestrutura, acessibilidade, mobiliário, ampliação dos acervos e implantação de internet sem fio gratuita. Também está prevista a modernização da gestão dos espaços por meio do sistema digital BibLivre.

O segundo eixo é voltado à formação de mediadores e ao incentivo à leitura. Entre as ações previstas estão programas permanentes de estímulo à leitura em escolas e comunidades, formação continuada para professores, bibliotecários e agentes culturais, além do fortalecimento das bibliotecas como espaços de aprendizagem, convivência e valorização da cultura regional.

Já o terceiro eixo aborda a valorização institucional e a difusão cultural, com iniciativas destinadas a ampliar a visibilidade da produção literária local e estadual. A proposta inclui campanhas de divulgação das feiras do livro, integração dos calendários de Cultura e Educação e presença de autores mato-grossenses nas escolas e eventos culturais.

O quarto eixo contempla o desenvolvimento da economia do livro, incentivando toda a cadeia produtiva do setor literário. Entre as medidas previstas está a destinação de, no mínimo, 30% das aquisições anuais de livros para obras de autores mato-grossenses, além da criação de incentivo à publicação, comercialização e difusão de escritores locais, bem como a formação de redes de cooperação entre autores, editoras e livrarias.

Para a secretária municipal de Cultura, Marisa Netto, o plano é fundamental como instrumento de planejamento de longo prazo para fortalecimento das políticas públicas culturais. “Estamos muito felizes em construir esse documento que vai orientar as ações do município pelos próximos dez anos. O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas é um compromisso com a formação de leitores e valorização da nossa produção cultural”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, ressaltou a parceria entre as duas pastas na construção do plano. “Educação e Cultura caminham juntas quando falamos de leitura, formação cidadã e desenvolvimento humano. Essa parceria amplia as oportunidades para toda a comunidade. Nosso objetivo é construir um plano que atenda às necessidades da população e contribua para uma sociedade cada vez mais preparada, crítica e participativa”, disse.

O grupo de trabalho voltará a se reunir na próxima semana para dar continuidade às discussões e concluir a elaboração do documento. A expectativa é que o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas seja finalizado até o mês de agosto.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados

Publicados

em

Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.

O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.

Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.

Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.

O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA