LUCAS DO RIO VERDE
Funcionários da Energisa são presos em flagrante cobrando propina de empresário
LUCAS DO RIO VERDE
Dois funcionários da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em MT, foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (16), em Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá), suspeitos de cobrar propina de um empresário para não autuar o estabelecimento por uma suposta irregularidade na rede elétrica.
Os suspeitos, de 26 e 29 anos, foram detidos por policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) no momento em que tentavam “fechar” a cobrança ilegal. Eles foram autuados pelo crime de concussão, que ocorre quando o servidor exige vantagem indevida em razão da função.
De acordo com a investigação, o caso começou na terça-feira (14), quando os funcionários foram até a empresa e fizeram uma vistoria. No dia seguinte, voltaram ao local alegando a existência de uma ligação clandestina de energia e passaram a exigir R$ 15 mil para não registrar a irregularidade.
Após ser procurada pelo empresário, a Polícia Civil passou a acompanhar a situação. Na tarde de quinta-feira (16), os dois retornaram à empresa para receber o dinheiro e foram flagrados pelos investigadores, ainda uniformizados, durante a abordagem à vítima.
O empresário afirmou que comprou o negócio recentemente e que não tinha conhecimento de qualquer irregularidade. Ainda assim, segundo a polícia, a exigência de pagamento para evitar autuação caracteriza o crime.
Os dois foram levados à delegacia, ouvidos pela delegada Paula Moreira Barbosa e permanecem à disposição da Justiça.
LUCAS DO RIO VERDE
Primeira fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde
Nesta quinta-feira (25), 5.320 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.
A competição tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.
“A realização das olimpíadas, especialmente as de matemática, é uma forma de oportunizar que os estudantes destaquem seus talentos por meio do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Quando eles compreendem que esses são momentos ímpares para demonstrar o que sabem, bem como as oportunidades que se abrem a partir dessas experiências, sentem-se mais motivados, o que impacta diretamente no interesse e na aprendizagem da disciplina”, ressaltou o professor de matemática da Escola Olavo Bilac, Márcio Almeida.
Participando pela segunda vez da competição, o aluno do 5º ano da Escola Luiz Carlos Ceconello, Kelvin Ferreira, relatou estar confiante para avançar para a próxima fase. “Foi bem legal participar da olimpíada e estou com grandes expectativas de passar para a próxima fase. Eu já gosto de matemática, e a competição ajuda bastante a aprender ainda mais sobre a disciplina.”
“A Olimpíada é muito importante porque permite que a gente veja nosso avanço, além de nos ajudar a aprender mais. Eu estudei bastante para tentar passar para a próxima fase e, se eu conseguir, vou ficar muito feliz”, afirmou a aluna do 8º ano da Escola Olavo Bilac, Nicoly Gabrielly.
Entenda como funciona a competição
A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas.
A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.
Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50 serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas.
Os resultados da última fase definirão quem receberá as medalhas de ouro, prata e bronze, bem como as menções honrosas durante a Cerimônia de Premiação.
Se liga no cronograma
A aplicação da próxima prova está prevista para o dia 18 de agosto, às 14h. Já a terceira fase deve ocorrer no dia 19 de setembro, às 7h30.
Os alunos e escolas que se destacarem durante a olimpíada serão homenageados na Cerimônia de Premiação marcada para o dia 8 de outubro. O local e o horário serão divulgados mais próximo do evento.
-
Política15 horas atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento7 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 40 quilos de entorpecentes apreendidos em Matupá
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Mato Grosso7 dias atrásPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
