Cuiabá

Projeto Escola da Comunidade amplia atendimento e chega a 23 unidades em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá avança na consolidação do Projeto Escola da Comunidade em 2026, ampliando o acesso da população às unidades escolares com atividades esportivas, de lazer e promoção da saúde fora do horário regular de aulas. A iniciativa, que integra a estratégia de fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade, já atende cerca de 2 mil pessoas e tem previsão de expansão para até 22 unidades escolares ao longo do ano.

O projeto ganhou novo impulso com a realização do 1º Conexão Escola da Comunidade, formação que reuniu cerca de 70 profissionais da educação, entre professores, coordenadores e gestores. O encontro preparou as equipes para atuação nas atividades desenvolvidas nas escolas, com foco na inclusão, segurança e eficiência das práticas oferecidas à população.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a proposta vai além da oferta de atividades físicas, ao incorporar acompanhamento técnico e geração de dados para políticas públicas. “Estamos estruturando avaliações físicas e diagnósticas que permitem acompanhar a evolução dos participantes e gerar dados importantes, como índices de obesidade e condicionamento físico. Isso garante mais segurança e resultados mensuráveis”, destacou.

Segundo ele, o projeto entrou em uma fase mais estruturada em 2026 e agora avança para ampliação gradativa nas unidades com melhor infraestrutura, especialmente aquelas com quadras cobertas e iluminadas.

Na prática, a iniciativa já transforma a rotina de escolas como a EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, uma das primeiras a consolidar o modelo. A unidade se tornou referência de convivência comunitária, oferecendo atividades que vão da natação para pessoas com deficiência a práticas esportivas e culturais no período noturno, atendendo diariamente entre 80 e 100 pessoas.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressalta que o programa representa uma mudança no conceito de escola pública. “Estamos consolidando um novo conceito de escola em Cuiabá, um espaço vivo, que acolhe não apenas alunos, mas toda a comunidade. Ao abrir as portas das unidades, ampliamos o acesso ao esporte, promovemos saúde e fortalecemos a aproximação da comunidade com a escola”, afirmou.

A proposta também prioriza o atendimento individualizado, respeitando as condições físicas de cada participante. A formação dos professores inclui metodologias atualizadas para prescrição de exercícios e prevenção de lesões, garantindo que as atividades sejam adaptadas à realidade de cada público.

Outro diferencial do projeto é a integração entre as secretarias municipais, especialmente Educação e Esporte e Lazer, considerada fundamental para o sucesso da iniciativa. As escolas participantes são selecionadas com base na estrutura disponível, o que permite ampliar o alcance com qualidade.

Além de promover hábitos saudáveis, o Escola da Comunidade contribui para a ocupação positiva dos espaços públicos e para o fortalecimento dos vínculos entre famílias e unidades escolares. A expectativa da gestão municipal é consolidar o projeto como uma política pública permanente, com expansão contínua nos próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA