Cuiabá

Conscientização sobre fibromialgia ganha destaque na Câmara de Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), a vereadora Katiuscia Manteli (PSB) convidou a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos ‘Daniel Lenz’ (AFIBROMT-DL), Carmem Miranda, para ocupar a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá. O momento destacou a importância da conscientização sobre a fibromialgia, doença crônica caracterizada por dores intensas e persistentes, e evidenciou o protagonismo de Mato Grosso na criação de políticas públicas voltadas ao tema.

Em sua fala, Carmem Miranda lembrou que o mês de outubro, conhecido pela campanha Outubro Rosa, também é um momento oportuno para ampliar o debate sobre outras condições que afetam a qualidade de vida da mulher.

“Não existe uma ligação direta entre fibromialgia e câncer, mas as dores podem confundir os sintomas e merecem atenção. A fibromialgia é uma doença invisível, mas que causa muito constrangimento e sofrimento. Precisamos de empatia e de políticas que garantam um atendimento digno”, destacou.

A presidente da AFIBROMT-DL ressaltou ainda que Mato Grosso é referência nacional na defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia, com legislações específicas e atuação conjunta entre entidades civis e o poder público.

“Hoje, o Executivo de Cuiabá é modelo na emissão das carteirinhas de identificação e na criação de projetos que acolhem o paciente fibromiálgico. Quando o poder público dá retorno, a gente precisa reconhecer. Somos 90 mil pessoas acometidas pela doença no estado, e seguimos lutando por tratamento digno e políticas efetivas”, completou.

A vereadora Katiuscia Manteli, autora de iniciativas voltadas à saúde e à inclusão, elogiou o trabalho da associação e ressaltou a importância da conscientização constante.

“Se hoje Mato Grosso é referência na legislação e na promoção de grupos de apoio, é graças a pessoas como a Carmem, que transformam dor em mobilização. A fibromialgia é uma doença invisível, mas as pessoas não são. Precisamos garantir empatia, respeito e acolhimento nos ambientes de trabalho e nas unidades de saúde”, afirmou a parlamentar.

Katiuscia também lembrou que tramita na Câmara um projeto de lei que institui a Política Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Fibromialgia, reforçando o compromisso do Legislativo com o tema.

“Não basta criar leis, é preciso garantir que sejam aplicadas. Nosso papel é fiscalizar, acompanhar e dar voz a quem convive diariamente com essa dor”, destacou.

Ao final, Carmem anunciou que representará Mato Grosso na audiência pública nacional sobre fibromialgia, que será realizada no dia 11 de novembro, em Brasília, e tratará da implementação da Lei Federal nº 15.176/2025, que reconhece as pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência (PCDs) a partir de janeiro do próximo ano.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cata-treco atende 14 bairros de Cuiabá nesta semana com recolhimento de móveis e materiais inservíveis

Publicados

em

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) dá continuidade, nesta semana, à operação Cata-treco, que atenderá 14 bairros da capital com o serviço gratuito de recolhimento de móveis e materiais inservíveis, entre os dias 22 e 27 de junho.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o descarte correto de itens que não são recolhidos pela coleta convencional, contribuindo para a limpeza urbana, a eliminação de pontos de descarte irregular e a prevenção de doenças como a dengue.

O serviço recolhe objetos como sofás, camas, colchões, armários, mesas, cadeiras, geladeiras e outros utensílios domésticos sem utilidade. Para garantir o atendimento, os moradores devem colocar os materiais em frente às residências até as 7h do dia programado, de forma organizada e em local de fácil acesso para as equipes.

Diariamente, cerca de 20 trabalhadores participam da operação. Os trabalhos começam às 7h e seguem até a conclusão do atendimento em cada bairro.

A Limpurb reforça que não são recolhidos restos de poda de árvores, entulho da construção civil, pneus, pilhas, baterias, vidros, latas de tinta e madeiras. Esses materiais devem ser destinados aos ecopontos ou a locais apropriados para descarte.

Confira o cronograma da semana:

Segunda-feira (22/06)

• CPA I e II
• Jardim Araçá

Terça-feira (23/06)

• São Carlos
• Jardim Imperial I e II
• Novo Milênio
• Sol Nascente

Quarta-feira (24/06)

• Pascoal Ramos
• Duque de Caxias I e II

Quinta-feira (25/06)

• Boa Esperança

Sexta-feira (26/06)

• Morada do Ouro I, II e III
• Tancredo Neves
• Centro América

Sábado (27/06)

• Distrito Sucuri
• Residencial Sucuri
• Sempre Verde

A Prefeitura de Cuiabá orienta a população a acompanhar semanalmente o cronograma do programa Cata-treco pelos canais oficiais do município e a colaborar com o descarte correto dos resíduos, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e saudável.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA