Várzea Grande
Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos realiza primeira reunião
Várzea Grande
Comitê se reunirá semanalmente, às sextas-feiras, para avaliar as ações realizadas, planejar novas medidas preventivas e acompanhar os resultados obtidos. As equipes atuarão em regime de prontidão, com maquinários e servidores preparados para intervir em situações emergenciais em diferentes regiões da cidade
Com a aproximação do período chuvoso, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande iniciou os preparativos para enfrentar possíveis eventualidades decorrentes das chuvas. Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada a primeira reunião de apresentação do Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos, com a participação de representantes das secretarias municipais de Viação e Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Assistência e a Secretaria de Defesa Social/Guarda Municipal/Defesa Civil.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir protocolos de ação integrados entre as secretarias, visando reduzir riscos e impactos em áreas com histórico de alagamentos. O vereador Braz Jaciro (PSDB) também acompanhou a reunião e as discussões sobre o plano de contingência que será executado durante o período chuvoso.
Durante o encontro, ficou definido que o Comitê se reunirá semanalmente, às sextas-feiras, para avaliar as ações realizadas, planejar novas medidas preventivas e acompanhar os resultados obtidos. As equipes atuarão em regime de prontidão, com maquinários e servidores preparados para intervir em situações emergenciais em diferentes regiões da cidade.
Segundo o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, a criação do Comitê e as ações preventivas refletem o aprendizado obtido com as dificuldades enfrentadas no início da atual gestão.
“No começo do ano, enfrentamos um período de chuvas intensas sem estrutura adequada, com limitações de pessoal e de contratos. Isso dificultou as respostas emergenciais. Desde então, realizamos um amplo trabalho de manutenção e limpeza em toda a cidade, desobstruindo redes de drenagem, bocas de lobo, córregos e sarjetas. Agora, acreditamos que os impactos serão bem menores”, destacou o secretário.
A prefeita Flávia Moretti (PL) determinou que durante o período de estiagem fossem executadas ações preventivas e emergenciais, justamente para minimizar possíveis transtornos futuros. Entre os serviços realizados nos últimos dez meses estão a limpeza e desobstrução de canais e galerias de águas pluviais, recuperação de bocas de lobo, limpeza de córregos, além da remoção de entulhos em pontos críticos.
Bairros como Alameda, Construmat, Manga e Carrapicho, que já registraram ocorrências de alagamentos em anos anteriores, estão entre as áreas monitoradas pela Defesa Civil e recebem atenção especial da Administração Municipal.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também participa do Comitê e está preparando um plano de atendimento emergencial para acolher famílias que, eventualmente, precisem ser removidas de suas residências. Serão disponibilizados colchões, cobertores, água e locais adequados de abrigo, garantindo segurança e dignidade às pessoas afetadas.
A Guarda Municipal, integrante do Comitê, estará atenta durante todo o período de chuvas e disponibilizará um canal direto para denúncias de descarte irregular de lixo e entulho. O acúmulo indevido de materiais em vias públicas e próximos às bocas de lobo tem sido um dos principais fatores para o entupimento das redes de drenagem e, consequentemente, para a ocorrência de alagamentos. As denúncias poderão ser feitas diretamente à Guarda Municipal – pelo telefone 153 -, que atuará em parceria com as demais secretarias no enfrentamento dessas situações.
A gestão municipal destaca que uma estrutura integrada está sendo preparada para garantir resposta rápida e eficiente diante de eventuais ocorrências.
Durante todo o período chuvoso, equipes de plantão estarão mobilizadas aos finais de semana e feriados para atender ocorrências emergenciais e reduzir danos à população.
Galeria de Fotos (1 foto)
Várzea Grande
FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
A 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN será oficialmente aberta na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no espaço Orla da Alameda em Várzea Grande.
O festival promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, tem o objetivo de, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.
A etapa Várzea Grande será disputada por alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande de 29 de junho a 3 de julho, onde serão definidos os espetáculos que representarão o município na etapa regional do festival prevista para agosto e setembro.
Evento: ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
Dia: 29 de junho – segunda-feira – às 8h30
Local: Orla da Alameda (Complexo Cultural jornalista Paulo Leite) Alameda Júlio Muller s/nº – Várzea Grande
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Política1 dia atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Esportes3 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Polícia Federal3 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
-
Entretenimento6 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
