Sorriso

Escola São Domingos representa o Centro-Oeste na etapa nacional da First Lego League Explore

Publicado em

Sorriso

Alunos do 4º e 5º anos mostram como o lixo descartado nos rios chega ao oceano, reunindo ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática

Uma equipe da Escola Municipal São Domingosde Sorriso garantiu vaga na etapa nacional da First Lego League Explore e será a única representante do Centro-Oeste no evento que acontece em São Paulo no sábado, dia 18 de outubro de 2025. A classificação veio após a vitória na fase regional realizada em Sorriso, em junho, com o projeto Oceano Estelar, que evidencia, por meio da engenharia com peças de LEGO, como o lixo descartado nos rios acaba atingindo os oceanos. O tema deste ano é: “Oceanos – Submerge”.

O First Lego League Explore é um programa internacional de origem estadunidense, operado no Brasil pelo SESI, via o Educacional Completo — Ecossistema de Tecnologia e Inovação / Método Positivo, voltado para crianças de 6 a 10 anos. Nele, equipes desenvolvem modelos de exploração em LEGO, respondem a desafios propostos no “Caderno de Engenharia” e apresentam suas aprendizagens em feiras de ciências.

No caso da Escola Municipal São Domingos, os alunos Laís Emanuelly, Isabella Sales, Lívia Back e Vinícius Souza, todos com 10 anos de idade, matriculados no 4º e 5º anos, desenvolveram o projeto que traduz preocupação ambiental em ação concreta. Eles serão acompanhados pela professora de robótica Ana Paula Ferreira de Lima e pelo professor Bruno César Figueiredo. “Nos últimos meses eles têm vindo à escola no contraturno todos os dias para trabalhar no projeto”, afirma Ana Paula Ferreira de Lima, destacando a dedicação dos estudantes. O empenho diário, segundo a professora, envolveu pesquisa, montagem, testes e muitas reuniões para ajustar o modelo.

A equipe sorrisense embarca para São Paulo na sexta-feira, dia 17.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Sorriso recebe visita de gestora da Sesp

Publicados

em

Sorriso recebeu ontem, 25 de junho, a visita da a secretária de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), coronel da reserva da PM, Susane Tamanho. Em reunião com o prefeito Alei Fernandes, a secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes e o adjunto de segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Gilvano de Ávila, Susane conferiu de perto o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Semsep, ferramenta de destaque no sistema integrado de monitoramento do Município.

O grupo também visitou a obra da nova Delegacia da Mulher que conta investimento municipal na ordem de R$ 134.182,50. Além disso, o Conseg investiu mais R$ 210 mil em móveis planejados, instalação elétrica e climatização da unidade. De acordo com Susanea obra será antecipada e a entrega da nova delegacia será realizada no próximo mês. O espaço “proporcionará atendimento mais humanizado e adequado às mulheres”, frisa Mara Fernandes que acompanhou todas as tratativas em relação à Delegacia da Mulher.

Alei agradeceu a visita de Susane e reforçou a importância da parceria entre Município e Estado para fortalecimento da segurança pública como um todo e da rede de proteção às mulheres. “Em Sorriso trabalhamos unidos com as forças de segurança do Estado; a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança atuam de forma conjunta em várias operações, como a própria Lei Seca”, ressaltou o prefeito.

O gestor também aproveitou a presença de Susane para solicitar reforço policial para atender Sorriso durante a realização do GAFFFF – Global Agribusiness, Food, Festival & Forum, marcado para ocorrer entre os dias 23 e 26 de julho em Sorriso. “É um grande evento e precisamos do apoio do Estado”, detalhou. “No fim de maio o nosso secretário de Segurança, o coronel Denardi esteve em Cuiabá em reunião com a secretária Susane, ela ouviu todas as demandas e veio visitar Sorriso estreitando a parceria entre Município e Estado em nome da segurança da população”, completou.

A visita foi acompanhada pelo tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, comandante adjunto do 3.º Comando Regional da Polícia Militar de Sinop; tenente-coronel Jorge Almeida, comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso; tenente-coronel Vitor Hugo Cabelho, comandante da Força Tática de Sorriso; delegado da Polícia Civil, Paulo Brambila; delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Layssa Crisóstomo de Paula Leal; secretário-adjunto de Cidade, Fábio Miguel dos Santos e a secretária-adjunta da Semfa, Ana Paula Carvalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA