Cuiabá

Vereadores representarão a Câmara de Cuiabá em fórum em Dubai e Xangai

Publicado em

Cuiabá

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, com 21 votos favoráveis, durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), a criação da Comissão Temporária de Representação para participar de dois importantes eventos internacionais em 2025. 

A comissão será composta pelos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos), presidente, e Demilson Nogueira (Progressistas), membro.  Os parlamentares representarão oficialmente o Legislativo cuiabano junto ao prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), na Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico (2025APCS) e o Fórum de Prefeitos, que ocorrerá na China International Import Expo (CIIE 2025) realizada em Xangai, China, de 4 a 9 de novembro e a Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 27 e 29 de novembro. 

Em tribuna, Eduardo Magalhães ressaltou o potencial de benefícios institucionais e econômicos que a missão internacional pode trazer para Cuiabá e para o Estado.

“Somente 15 prefeitos no Brasil receberam esse convite. Você não se convida, você é convidado. Isso mostra o interesse que há em Cuiabá, especialmente por causa da ferrovia e do nosso potencial agro”, afirmou. Ele lembrou que situações semelhantes já ocorreram em legislaturas passadas, quando parlamentares representaram o município em eventos no exterior. 

O vereador destacou que parcerias com países como China, Índia e Japão podem abrir novas oportunidades de mercado para produtos mato-grossenses, como soja, milho, gado e peixes de couro, reforçando a importância da representação institucional no cenário internacional. O vereador ainda enfatizou que seu foco será buscar parcerias voltadas à sustentabilidade e à reciclagem, apontando o avanço internacional nessa área como referência para a cidade. 

Reconhecidos internacionalmente, os encontros abordam temas estratégicos como inovação urbana, sustentabilidade, cidades inteligentes e atração de investimentos. Fundada em 1996, a Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico é promovida pela Câmara Municipal de Brisbane (Austrália) e tem como tema na edição de 2025 “Colaborar, Inspirar, Transformar.” 

Já a CIIE 2025, organizada pelo Ministério do Comércio da China e pelo Governo Municipal de Xangai, está entre as maiores feiras de comércio internacional do mundo com foco na promoção de parcerias comerciais e cooperação multilateral.

A iniciativa busca fortalecer as relações diplomáticas e ampliar oportunidades de cooperação e investimentos para Cuiabá e toda a região Centro-Oeste. As despesas com passagens aéreas serão custeadas pela Câmara de Cuiabá, mediante autorização prévia e cumprimento das dotações orçamentárias vigentes.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.

Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”

O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA