Cuiabá

Ranalli cobra obras em período noturno e rotas extras na Avenida do CPA

Publicado em

Cuiabá

O sufoco diário na avenida Historiador Rubens de Mendonça, a conhecida avenida do CPA, em Cuiabá, virou alvo de cobrança oficial. O vereador Rafael Ranalli (PL) protocolou um ofício pedindo que o prefeito Abilio Brunini (PL) pressione o governo a adotar medidas imediatas para reduzir os impactos das obras do BRT (Bus Rapid Transit). Entre as ações sugeridas estão a abertura de cruzamentos e vias paralelas, a criação de um turno noturno de trabalho e a divulgação de um cronograma detalhado do andamento das intervenções.

A cobrança acontece em meio a um cenário de “caos” no trânsito. Motoristas relatam que a avenida permanece constantemente congestionada nos dois sentidos, com engarrafamentos que chegam a durar até três horas. No plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, Ranalli reforçou a crítica. “Quero fazer a defesa do cidadão cuiabano que usa a avenida do CPA, que está impossível. Está entupido tanto para subir quanto para descer. Ano que vem, Mauro Mendes é candidato ao Senado Federal, mas antes disso, precisa arrumar a avenida do CPA. Abra as interseções para dar vazão aos carros ou passe para a Secretaria Mobilidade Urbana. Não tem condições de o cidadão sair de casa e demorar duas ou três horas para chegar ao trabalho”.

O pedido vem acompanhado de dados que “escancaram” o impacto econômico. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá, desde o início das obras, as vendas no comércio da região caíram, em média, 36%, e cerca de 20% dos trabalhadores foram demitidos. Para Ranalli, liberar interseções e acelerar o cronograma pode aliviar o trânsito e evitar que a crise se agrave ainda mais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA