Cultura

Começa nesta sexta (26) a Feira do Livro em São Luís (MA)

Publicado em

Cultura

Começa nesta sexta-feira (26), a maior celebração literária do Maranhão: a Feira do Livro em São Luís.

A histórica Praça Maria Aragão, localizada na Avenida Beira-Mar, é mais uma vez o palco do evento que chega a sua edição número 18 e reunirá dezenas de autores maranhenses, além de importantes vozes da literatura contemporânea vindos de outros estados e também de fora do país.

Entre os destaques estão os escritores Carlos Nejar, do Rio de Janeiro; o baiano Itamar Vieira Júnior; e os escritores internacionais João Melo, de Angola, e a cubana Teresa Cárdenas. 

Com o tema “João Mohana: a palavra em corpo e alma”, a Feira homenageia a obra e o legado do sacerdote, médico, escritor e pensador maranhense. Além do religioso, também serão homenageados a escritora Conceição Aboud e o professor Raimundo Teixeira.

Além dos mais de 50 estandes para a comercialização de livros, a  estrutura da “Cidade do Livro” montada na Praça conta com:

  • Auditórios para palestras e debates;
  • Café Literário;
  • Espaço da Juventude;
  • Espaço para programação infantil;
  • Espaço para Cordel;
  • Exposições; e
  • Artesanato. 

Shows e espetáculos teatrais irão acontecer, em paralelo, no Teatro do Sesc, localizado na Avenida do Holandeses. 

A Feira do Livro de São Luís segue até o dia 5 de outubro, com funcionamento das nove da manhã às nove da noite. No perfil do instagram @feiradolivro.saoluis é possível acessar todos os eventos da programação, inclusive os que acontecerão fora da Praça Maria Aragão.

Da Rádio Nacional em São Luís, Madson Euler. 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA