Cuiabá

Cuiabá celebra Luta da Pessoa com Deficiência com ações pela inclusão

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá reuniu servidores e autoridades políticas municipais e estaduais na segunda-feira (22), no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, também participou da iniciativa, que foi liderada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, sob coordenação da secretária Hélida Vilela e do secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier.

O encontro promoveu um debate sobre as principais necessidades das pessoas com deficiência na capital, incluindo a ampliação de oportunidades de trabalho para PCDs, a garantia da presença de intérpretes de Libras em eventos oficiais, e a desocupação das calçadas no centro da cidade, considerada um avanço importante para a mobilidade urbana.

A secretária Hélida Vilela, que é pessoa com deficiência monocular, ressaltou que a data representa a renovação do compromisso da gestão Abilio Brunini com a inclusão, com foco no respeito e na garantia de direitos.

“É fundamental lutar contra toda forma de desrespeito e exclusão, para que tenhamos uma sociedade verdadeiramente digna para todas as pessoas. O direito da pessoa com deficiência é responsabilidade de todos nós: o direito de caminhar em uma calçada, de ter liberdade de ir e vir com segurança. Precisamos, de fato, construir uma cidade inclusiva”, destacou Hélida.

O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, pontuou a importância da articulação intersetorial para promover melhorias na acessibilidade. Ele anunciou que, em outubro, será realizado o Fórum de Inclusão com o tema Mobilidade, que debaterá a implementação de políticas de acessibilidade em Cuiabá.

“Já estamos alinhando as ações com outras secretarias. Criamos a portaria que institui o Fórum de Inclusão e, com base nos relatórios das instituições e das pessoas envolvidas, levaremos essas demandas aos secretários para discutir soluções. Queremos deixar claro que a inclusão não está sendo negligenciada. Faltaram informações da gestão anterior, mas já estamos coletando dados e, com o apoio do Estado e novos projetos, avançaremos nas melhorias necessárias para Cuiabá”, afirmou Andrico.

Outro ponto abordado durante o encontro foi a necessidade de alteração na legislação para o reconhecimento dos intérpretes de Libras com formação de nível superior. Segundo Andrico, a Secretaria de Inclusão já iniciou um movimento para assegurar esse reconhecimento legal. “Descobrimos que ainda não há uma legislação específica para isso, então começamos a articulação. Já conversamos com a primeira-dama e, no dia 30 de setembro, fundamos a Associação dos Intérpretes de Cuiabá para debater essa pauta”, explicou.

Para a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, o encontro foi um momento de aprendizado e conscientização. Ela reconheceu os desafios e a burocracia enfrentados, mas destacou que o primeiro passo já foi dado. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento e a continuidade desse debate. Precisamos compreender a realidade de cada pessoa para encontrar soluções eficazes. São muitos os desafios, como a acessibilidade e as desigualdades, mas temos projetos em andamento na Câmara voltados à inclusão, e nossa missão é transformá-los em realidade.”

A superintendente de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SETASC (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), Thais Augusta de Paula, reafirmou o apoio do Governo do Estado à pauta da inclusão. “Fico extremamente feliz por ver Cuiabá retomando o olhar sensível à pessoa com deficiência. Por muitos anos, a cidade ficou parada. Precisamos nos unir e fortalecer essa luta. Em nome do Governo do Estado, onde houver uma ou duas pessoas com deficiência, estarei lá incansavelmente para representá-las e levar as demandas ao governador”, garantiu Thais.

O encontro também foi marcado por depoimentos emocionantes, como o do jornalista e assessor de imprensa da Prefeitura, Ulisses Lalio, que é autista. Ele compartilhou as dificuldades que enfrentou ao longo da carreira para conquistar espaço e ter suas necessidades respeitadas no ambiente de trabalho. Ulisses também criticou decisões judiciais que dificultam o acesso a terapias essenciais.

“Sou muito esquisito para ser normal e muito normal para ser autista. É uma deficiência invisível, por isso faço questão de usar o crachá que me identifica. Desde meu diagnóstico, passei a usá-lo no trabalho. Eu sou autista, meu filho também é. A luta não é por mim, aliás, por mim, eu já teria desistido. A luta é pelo meu filho e por todas as famílias atípicas que enfrentam as mesmas dificuldades”, relatou.

Estiveram presentes no evento o vereador Dilemário Alencar, a secretária-adjunta de Assistência Social, Paolla Reis, o diretor Especial de Geração de Emprego, Renda e Qualificação da Secretaria de Agricultura e Trabalho de Cuiabá, Leandro Figueiredo, o servidor da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alex Lili, além de Priscila Lopes Ferreira, mestre em Estudos de Linguagem e graduada em Letras/Libras pela UFMT, e Janaína Santana, presidente da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá.

#PraCegoVer

A imagem mostra servidores da Prefeitura de Cuiabá, representantes da pauta da inclusão e o secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, posando para a foto oficial de encerramento do evento. Abaixo, uma galeria reúne registros de diversos momentos da celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura regulamenta expediente de escolas, unidades de saúde e demais serviços para jogo da Seleção Brasileira

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá publicou um decreto que regulamenta o funcionamento das unidades municipais durante o jogo da Seleção Brasileira de Futebol pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2026, marcado para as 13h (horário de Cuiabá) dessa segunda-feira (29).

A norma estabelece horários específicos para escolas municipais, creches e unidades básicas de saúde, complementando as regras já previstas para os demais órgãos da administração pública.

De acordo com o decreto, as creches municipais de período integral terão as atividades suspensas durante todo o dia 29 de junho. Já as demais unidades da rede municipal de ensino funcionarão das 8h às 12h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também atenderão das 8h ao meio-dia. As consultas agendadas para o período da tarde serão remarcadas para o turno matutino do mesmo dia ou para o dia seguinte.

Para os demais servidores da administração pública municipal direta e indireta, permanece em vigor a regra prevista no Decreto nº 12.163. Como a partida terá início às 13h, o expediente será encerrado às 11h, conforme estabelece o § 2º da norma, que determina o fechamento das repartições duas horas antes dos jogos realizados em horário anterior às 18h.

A regulamentação busca garantir previsibilidade no funcionamento dos serviços públicos durante o evento esportivo, preservando o atendimento à população e permitindo a organização das atividades nas áreas essenciais do município.

A exceção fica por conta dos serviços essenciais, que permanecem em funcionamento para garantir a continuidade do atendimento à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA