Cuiabá

40% do alto escalão da Prefeitura de Cuiabá é ocupado por mulheres

Publicado em

Cuiabá

A gestão do prefeito Abilio Brunini tem se destacado pela representatividade feminina em cargos estratégicos. Em 2025, 40% do alto escalão da Prefeitura de Cuiabá é composto por mulheres, incluindo nove secretarias e a vice-prefeitura, ocupada pela coronel Vânia Rosa.

Entre as titulares estão a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela de Oliveira; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah; a secretária de Ordem Pública, delegada Juliana Chiquito Palhares; a secretária de Saúde, enfermeira Daniella Carmona; e a secretária de Segurança Pública, Francyanne Siqueira Chaves Lacerva.

No último dia 15, o prefeito anunciou uma reestruturação administrativa: a criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que deixa de ser adjunta da Secretaria de Meio Ambiente. A pasta ambiental, por sua vez, será conduzida pela arquiteta e urbanista Elisangela Fernandes Bokorni, conhecida como “Lise”, que também preside o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).

Abilio Brunini também já confirmou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atualmente sob comando interino de Ananias Filho, será entregue a uma mulher.

Na atual composição da gestão, a vice-prefeita Vânia Rosa exerce papel estratégico ao lado do prefeito. Na área da Saúde, a enfermeira Daniella Carmona lidera a reorganização dos serviços e busca implementar melhorias no atendimento à população. Já a delegada Juliana Chiquito Palhares está à frente da Secretaria de Ordem Pública, reforçando a fiscalização e a segurança nos bairros da capital. A Comunicação institucional do município é conduzida pela jornalista Ana Karla Costa, que coordena o relacionamento da Prefeitura com a sociedade.

Com esse quadro, a atual administração de Cuiabá reforça a participação das mulheres em áreas decisivas para o desenvolvimento da capital, ampliando a representatividade em postos de comando.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.

A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.

A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.

Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA