Cuiabá

Delegada e ativista destacam importância do combate à violência contra a mulher e da superação em Tribuna Livre

Publicado em

Cuiabá

A delegada da Polícia Civil, Jannira Laranjeira, e o ativista João Vitor da Silva, idealizador do projeto social Amarra Cabelo, participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (14), para reforçar a importância do combate à violência contra a mulher e incentivar histórias de superação, a convite da presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL).

Somente nos primeiros seis meses deste ano, Mato Grosso registrou mais de 25 casos de feminicídio.

João Vitor compartilhou sua trajetória pessoal, transformando uma dor em um projeto social voltado ao fortalecimento e empoderamento feminino. Ele fez um apelo pelo fim da violência.

“O projeto é um sonho de vida, nascido de experiências pessoais, em que presenciei situações de violência ao meu redor. Precisamos refletir que controle não é carinho, e ciúmes excessivo não é saudável. O Amarra Cabelo existe para mudar realidades, possibilitar recomeços e oferecer oportunidades por meio do ensino de uma profissão”, declarou.

Na sequência, a delegada Jannira apresentou dados alarmantes. Segundo ela, apenas 10% dos casos de violência contra a mulher chegam ao conhecimento das autoridades. Destacou ainda que o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o tema, vai muito além de campanhas simbólicas, é um período de luta e dedicação às vítimas.

“Apenas 10% dos casos de violência são registrados. Nossas mulheres estão morrendo. Medidas protetivas salvam vidas. Em 2024, mais de 18 mil medidas foram concedidas em Mato Grosso. Precisamos de políticas públicas efetivas para resgatar essas mulheres, seja no PSF, no bairro ou nas escolas. Falta capacitação de servidores para acolher vítimas. Quando vamos às escolas, vemos crianças em crise de ansiedade, e muitos ainda não compreendem a gravidade do que isso revela. É um reflexo direto da violência que essas famílias vivem”, afirmou.

Paula, agradeceu a presença dos convidados e reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.

“São inúmeros os casos que vemos na imprensa. Nossas mulheres precisam de nós, de acolhimento, proteção e ações efetivas. Como vereadora, tenho a missão de defender aquelas que, muitas vezes, não tiveram voz. Isso não se limita a agosto. Projetos como Cuiabá Protege Mulheres e Homens de Verdade Protegem Mulheres mostram que estamos nas ruas, levando amparo e conscientização. Agradeço ao João Vitor e à delegada Jannira pela contribuição”, concluiu.

Ainda nesta quinta-feira, a partir das 19h, será realizado o Painel “Construindo Potências: Mulheres Fortes, Emoções Inteligentes”, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), reunindo diversas personalidades engajadas na causa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA