Cuiabá
Prefeitura capacita servidores em odontologia para pacientes oncológicos
Cuiabá
A campanha Julho Verde ganhou mais uma importante ação em Cuiabá com a realização de uma capacitação voltada aos profissionais da rede municipal de saúde bucal, nesta quinta-feira (16). O evento, realizado durante todo o dia no auditório da UNIC Beira Rio, tem como foco principal qualificar os servidores para o atendimento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
A ação pretende preparar a rede para oferecer suporte adequado antes do início do tratamento oncológico, com destaque para a importância do cuidado bucal preventivo.
“Nosso objetivo hoje é qualificar a rede de atenção à saúde bucal para atender o paciente oncológico. Antes de iniciar o tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço, o paciente precisa estar com a boca livre de infecções. A partir desta ação, toda a rede de saúde bucal de Cuiabá estará preparada para receber esse paciente em qualquer uma das unidades distribuídas pelo município,” explicou a secretária-adjunta de Saúde Bucal, dra. Cristhiane Leite.
Participam da capacitação os profissionais da saúde bucal que atuam nas três frentes de atendimento: atenção primária, especializada e hospitalar. A proposta é integrar o cuidado e garantir um protocolo uniforme para o atendimento dos pacientes oncológicos, desde o primeiro contato até o encaminhamento especializado.
A capacitação desta quinta-feira faz parte de uma série de ações que integram a programação da campanha Julho Verde, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. “O melhor tratamento para qualquer tipo de neoplasia maligna é o diagnóstico precoce. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para que possamos identificar as lesões em estágios iniciais, o que aumenta consideravelmente as chances de cura. Qualquer pessoa que apresentar sinais suspeitos pode procurar uma unidade básica de saúde com dentista mais próxima de sua casa. Lá encontrará um profissional qualificado para realizar o atendimento,” reforçou Cristhiane.
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância das ações de prevenção como eixo central das políticas públicas de saúde na capital. “Essas ações fazem toda a diferença. Estamos investindo e trabalhando com mais frequência em campanhas e capacitações que promovam a prevenção, porque entendemos que prevenir é sempre mais eficaz e mais barato do que tratar. A população de Cuiabá merece acesso à informação e cuidado contínuo,” afirmou.
A campanha Julho Verde segue ao longo do mês com o foco na prevenção e no diagnóstico precoce, reforçando a importância do cuidado bucal integrado ao tratamento oncológico e promovendo uma rede de saúde cada vez mais preparada e acolhedora.
#PraCegoVer
A imagem mostra um grupo de pessoas participando de uma palestra de capacitação dos servidores da Saúde de Cuiabá. À frente, estão as autoridades que compõem a mesa diretora, e ao fundo, os demais servidores que receberam a capacitação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Várzea Grande5 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes6 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Entretenimento3 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Esportes6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Entretenimento4 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
