Sorriso
“Laços de Afeto”: nova lei promove apadrinhamento voluntário de idosos em Sorriso
Sorriso
Com foco na valorização da pessoa idosa e no fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, sancionou nesta quarta-feira (9), a Lei Municipal nº 3.715/2025, que institui o Programa Municipal de Apadrinhamento de Idosos – “Projeto – Laços de Afeto”.
A iniciativa visa promover o bem-estar emocional, social e psicológico de pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, por meio do apadrinhamento voluntário por parte de membros da comunidade.
O programa prevê diferentes formas de apadrinhamento, desde visitas regulares, atividades de convivência, apoio intergeracional e comunitário, até o apadrinhamento financeiro. Entre os objetivos centrais, estão o de reduzir o isolamento social dos idosos institucionalizados, estimular o voluntariado solidário, proporcionar momentos de lazer e diálogo, e fortalecer a rede de apoio e a inclusão social da pessoa idosa.
“Ver nossos idosos incluídos, respeitados e amparados é um compromisso de gestão. Com o projeto, queremos unir a comunidade em uma corrente de afeto, escuta e presença, garantindo que esses laços façam a diferença na vida de quem tanto já contribuiu com a sociedade”, destacou Alei.
A coordenação do programa será da Secretaria Municipal da Mulher e da Família, que poderá firmar parcerias com instituições de longa permanência para idosos, entidades da sociedade civil, escolas, empresas, organizações privadas e conselhos municipais. O município poderá ainda utilizar recursos próprios ou firmar convênios com outras esferas de governo e iniciativa privada para viabilizar as ações.
O projeto ainda prevê a realização de encontros periódicos, capacitação de voluntários, suporte psicológico e a promoção de eventos culturais e comemorativos que integrem padrinhos, madrinhas e idosos. A regulamentação da nova lei será publicada nos próximos 90 dias, com definição das normas complementares para a execução do programa.
Sorriso
Proerd conclui mais uma etapa em Sorriso com formatura de 110 estudantes
Programa chega à 25ª edição no município e reforça ações de prevenção e formação cidadã nas escolas
Depois de semanas de atividades voltadas à prevenção e ao fortalecimento de valores como responsabilidade e cidadania, 110 estudantes da Escola Municipal Cívico-Militar Gerson Bicego participam, nesta quarta-feira (24), às 14h, da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Auditório Farroupilha.
Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa trabalha com crianças e adolescentes conteúdos voltados à prevenção ao uso de drogas, enfrentamento à violência e desenvolvimento de habilidades relacionadas à tomada de decisões seguras e conscientes.
Durante o curso, os alunos participaram de encontros conduzidos por policiais militares capacitados, em uma metodologia interativa que aborda situações do cotidiano e incentiva escolhas responsáveis, autoestima, respeito e cidadania.
Em Sorriso, o Proerd chega à sua 25ª edição, mantendo uma trajetória contínua de atuação preventiva nas escolas e consolidando-se como uma das principais iniciativas voltadas à orientação e formação cidadã no ambiente escolar.
-
Esportes6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Várzea Grande5 dias atrásDAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
-
Esportes6 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias atrásMbappé brilha, quebra recordes e comanda vitória da França na estreia da Copa
-
Esportes7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Política5 dias atrásMoradores de Vila Picada acessam serviços essenciais durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
